'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Eu tinha vergonha

A SIC promove uma nova novela, convida os jornalistas para o evento e só aparecem cinco actores do elenco. Cheira a falta de compromisso com a estação. Mas na RTP as coisas também não estão melhores: veja-se o caso dos Mundiais de Atletismo.
19 de agosto de 2017 às 00:56

1. A SIC prepara-se para estrear 'Paixão', que irá substituir 'Amor Maior', em Setembro, e já convidou os jornalistas, mais do que uma vez, para eventos, onde está o elenco, de modo a promover a novela. É uma boa estratégia, esta. Porém, no sábado, dia 12, a montanha pariu um rato. Em Olhão, apareceram apenas cinco actores: António Pedro Cerdeira, Maria João Abreu, Lia Carvalho, Adriano Luz e João Baptista. Com todo o respeito por estes nomes, e estão aqui vários com currículo, é pouco para quem deseja impor-se na ficção nacional.

Entendo perfeitamente que Margarida Vila-Nova, Joana Solnado, Marco Delgado, Rita Blanco, José Mata e Cláudia Vieira, entre outros, tenham estado a gravar no sábado, fora de Lisboa, e que a disponibilidade não fosse a melhor. Mas, se não houver compromisso do primeiro ao último dia, de todos, com a novela e a estratégia da SIC, que resultados virão aí? É que, hoje, no mundo em que vivemos, não basta saber representar. É preciso saber vender-se.

2. Também em Carnaxide, mas na SIC Notícias. No sábado à noite, enquanto Teresa Dimas apresentava as últimas do dia, passavam em rodapé várias pérolas: "Exército mobliza [sem i] 600 militares e 116 viaturas nos combates aos fogos"; "Campeão Chelsea inicia Premier League a perder 0-3 com o Burnley [alguém foi para casa aos 69’, porque o resultado foi 2-3]"; e, por fim, "Marítimo e Rio Ave procuram juntar-se a Sporting no topo da Liga [os madeirenses já tinham perdido à tarde com o Belenenses (1-0)]". É por estas e por outras que o canal está em coma.

3. Daniel Deusdado está feliz com o trabalho da RTP na ficção. "No pior dos cenários, temos 250 mil pessoas a verem uma série. São cinco estádios da Luz cheios. É óptimo e será ainda melhor." Discordo: os produtos são fracos, e os números são miseráveis. Mas na estação pública nada é de estranhar. Por exemplo, há tantos milhões para o futebol, mas não houve para os Mundiais de Atletismo, em Londres. Ver Inês Henriques a ganhar o ouro nos 50 km marcha, com recorde mundial, no Eurosport, devia fazer corar de vergonha (e muito) o director de Programas.

* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável