
1. Além de Fátima Lopes, a TVI tem outro trunfo de peso: Ljubomir Stanisic. Disse-o aqui, na semana passada, que os dados estavam lançados para mais um grande formato de entretenimento na estação de Queluz de Baixo e não me enganei. No seu horário, o chef limpou (e bem) um episódio especial de ‘Nazaré’ e o ridículo ‘Casados à Primeira Vista’, sendo o ‘Pesadelo na Cozinha’ o programa mais visto de domingo.
Se não tinha dúvidas de que Ljubomir era um vencedor, agora mostra ser inteligente, ao mudar de discurso. Após ter dito que a televisão não era o seu mundo, que estava farto, agora afirma nunca ter fechado portas a nenhuma proposta, seja ela da SIC ou da RTP, embora se sinta "muito bem tratado" na TVI. Pois bem, está lançado o leilão para "levar" o jugoslavo. Eu, se mandasse em Queluz de Baixo, faria tudo para o ter.
2.Houve mais um episódio polémico, lamentável e grave a manchar a credibilidade da RTP. As audições parlamentares sobre o adiamento da reportagem do ‘Sexta às 9’, na estação pública, quanto aos negócios do lítio, ficaram marcadas pelas acusações de Sandra Felgueiras a Maria Flor Pedroso. "Se me perguntarem se era possível fazer o ‘Sexta às 9’ durante o mês de setembro, a minha resposta é sim", afirmou a coordenadora do formato, que soube, a 23 de agosto, numa reunião com a diretora de Informação e Cândida Pinto, a adjunta, que o programa só seria emitido a 11 de outubro, "porque ia haver ajustes na grelha em função da campanha". "Curiosamente só houve ajustes a 6, por causa de um debate", disse perante os deputados.
Em São Bento, Sandra Felgueiras esclareceu ainda que Cândida Pinto sabia, desde junho, que o tema do programa seria o lítio, bem incómodo para o Governo PS. "Nunca em oito anos o programa foi suspenso durante um ato eleitoral."
Maria Flor Pedroso rejeita interferências políticas no adiamento da reportagem e mantém a versão de que o programa não estava pronto a ir para o ar, até porque uma das entrevistas foi feita na véspera da emissão. "Muitos dos programas são editados na véspera ou no próprio dia", recorda o rosto do ‘Sexta às 9’, consciente de que tudo o que disse "pode ter repercussões profissionais" na sua vida e na da equipa. Flor considera que não sai "beliscada" depois disto. Pois não, Flor...