
1. Fala-se, e escreve-se, muito sobre as más audiências do ‘Big Brother’. É verdade que o‘reality show’ da TVI está longe de corresponder aos anseios dos responsáveis, sempre a descer nas galas de domingo. Estreou-se com 1 milhão e 300 mil espectadores, já vai em 952 mil. Não sei aonde vai parar, mesmo com Cristina Ferreira ao leme e tanto dinheiro a ser despejado na Venda do Pinheiro, onde moram os Homem de Sá desta vida e garotos à procura de cinco minutos de fama. Mas o que dizer do seu rival, ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor’? Pior ainda.
A comemorar 30 anos (6 de outubro), a SIC tem um problema aos domingos à noite, após o genial Ricardo Araújo Pereira. Também é verdade que continua a liderar de forma (quase) confortável neste dia – no último, venceu a TVI por dois pontos –, mas os números do ‘reality show’ de Andreia Rodrigues são péssimos. Na estreia, arrancou com 1 milhão e 150 mil espectadores, uma semana depois desceu para 877 mil e, no último episódio, teve 763 mil. Se acrescentarmos o facto de ‘Isto É Gozar com Quem Trabalha’ lhe deixar uma herança de 1 milhão e 200 mil, o resultado é mau demais. Não é a primeira vez que o digo, mas nunca é tarde para o recordar: o ‘Agricultor’ morreu há muito… e Daniel Oliveira ainda não o sabe. Ou sabe... ou sabe…
2. O ‘The Voice Portugal’ está de volta. Não é novo, é bem velhinho – vai na 10.ª temporada! –, mas é "o" programa de entretenimento. Produzido de forma brilhante pela Shine Iberia, tem dois apresentadores de eleição, Catarina Furtado e Vasco Palmeirim, e um elenco de mentores capaz de se emocionar e de fazer emocionar quem está em casa. Se já conhecíamos as qualidades de Marisa Liz, Diogo Piçarra e Carolina Deslandes, Dino d’Santiago é um valor acrescentado, na simplicidade, no afeto e na pureza. Depois, os concorrentes, sejam novos ou velhos, têm arte para nos oferecer – e não sexo, traições e intrigas. As audiências? 648 mil espectadores. Pouco? Não. O ‘Telejornal’, que lhe antecedeu, teve 448 mil. Surreal.
3. Sandra Felgueiras é uma jornalista de investigação de primeira linha. Talvez a melhor, hoje. Mas, como pivô do ‘Jornal das 8’do fim de semana, na TVI, ainda tem muito para pedalar. No domingo, por exemplo, apresentou a notícia do duplo homicídio do Pico a sorrir. Parece impossível, mas é verdade. Inteligente, saberá certamente, em breve, apurar o registo certo.