'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Sabe o quê, José Alberto Carvalho?

Na entrevista ao primeiro-ministro, António Costa, o jornalista confirmou que é um erro de casting neste género jornalístico. A informação da TVI tem de levar um abanão
24 de setembro de 2022 às 06:00
José Alberto Carvalho
José Alberto Carvalho

1. "Pai, posso ver um bocadinho de bonecos?", pergunta-me o Vicente, já após o jantar, os dentes lavados e sabendo que tinha de ir para a cama. "Não, Vi, tens de ir dormir. Além disso, o pai quer ver uma coisa…"

A coisa era a entrevista de António Costa na TVI, num momento em que os portugueses voltam a ter menos dinheiro na carteira para (sobre)viver. E se a estação conseguiu um bom furo com o primeiro-ministro, não o soube aproveitar depois. Foi uma oportunidade perdida.

Se Pedro Santos Guerreiro – cada vez mais próximo de José Eduardo Moniz – apertou o líder do Governo em alguns momentos, José Alberto Carvalho nem por isso, confirmando que a entrevista não é, de facto, a sua praia. Um (mau) exemplo do seu estilo macio: "Ó José Alberto, sabe que não pode acreditar em tudo o que sai nos jornais", diz-lhe António Costa. O jornalista responde assim, estendendo-lhe a passadeira: "Eu sei..." Sabe o quê, José Alberto?

A área na qual a TVI tem de crescer continua, assim, débil. É verdade que Moniz assumiu há pouco as rédeas da Informação, que a redação parece empenhada em fazer mais e melhor, mas o tempo urge para destronar a SIC da liderança. E certamente não chegará lá a abrir noticiários com a morte da rainha, dando-lhe 20 minutos do 'Jornal', mas a mergulhar no País real. Se está tudo mal? Claro que não. Por exemplo, a estação é a mais plural no painel de comentadores sobre a guerra na Ucrânia e surge agora reforçada com Sara Pinto – gosto do seu pelo na venta –, após a licença de maternidade. 

2. Ao contrário da estreia, o 'Big Brother' perdeu no domingo para Ricardo Araújo Pereira, com um rombo de 200 mil espectadores. Uma pergunta à abatida Cristina Ferreira: esperava muito mais audiências, certo? Um milhão de espectadores, no dia mais importante da TV portuguesa, é poucochinho.   

3. Numa semana em que a TVI fica mal na fotografia com a polémica proposta de 1 milhão de euros a Fernando Rocha – já com Marco Paulo, outro processo conduzido por Cristina Ferreira, também correu mal –, não resisti a sorrir ao ver Clara de Sousa em Londres, a cobrir as cerimónias fúnebres da rainha Isabel II, após ter defendido no início da guerra que fazia mais falta no estúdio do que na Ucrânia.

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável