
1. É extraordinário ver Fernando Mendes, com o seu ‘O Preço Certo’, da RTP1, continuar a vencer a concorrência, mesmo quando ela investe a sério no horário das 19:00, o do acesso ao horário nobre. Nos últimos 10 dias, bateu ‘Vai ou Racha’, da TVI, em nove, sendo sempre o programa mais visto da estação, com lugar reservado no top 3. É impressionante. Sem uma promoção que se impunha, apertado por um rival do século XXI, perguntam-me, várias vezes, qual é, afinal, o segredo do sucesso, ao fim de mais de 20 anos de emissão. Eu respondo que é a humildade, a simpatia, a boa-disposição, a pureza e o talento do ator/apresentador.
Na selva diária em que vivemos, onde tudo é possível acontecer para se sobreviver – nem que para isso a coluna vertebral fique num verdadeiro oito –, recordo que Fernando Mendes enviou uma SMS a Pedro Teixeira, no dia em que este estreava um formato rival, a desejar-lhe felicidades. Já não há ninguém assim, se excetuarmos aqueles que trocam elogios públicos… por serem amigos de copos, colegas de novelas ou sócios em negócios fora do ecrã.
2. Se ‘Vai ou Racha’ é uma aposta ganha da TVI, às 19:00, ao fim de quase dois meses de vida, com audiências acima dos 700 mil espectadores, ‘Vale Tudo Especial’ – assim foi batizado o concurso de João Manzarra com gente anónima durante a semana – é muito mau. Na sexta-feira, baixou para os 467 mil, a uma distância de 362 mil de ‘O Preço Certo’. O líder Daniel Oliveira tem aqui um problema para resolver.
3. Insisto na incapacidade da RTP em promover os seus protagonistas e formatos, que perdem fulgor ainda antes de nascerem. Novo exemplo: a estação pública estreou outra temporada de ‘Missão: 100% Português’e anunciou-a apenas três dias antes, num singelo comunicado. Os 515 mil espectadores, quase tantos como o enlatado de ‘Terra Nossa’, de César Mourão, na SIC, à mesma hora, são uma prova de que há potencial neste programa de João Paulo Rodrigues e Vera Kolodzig que ajuda a divulgar o melhor do País.