
É terça-feira de manhã. Olho para os números da véspera: a TVI volta a vencer o dia, com 16,8%. A SIC, essa, somou 14,1% – a RTP1 ficou-se pelos 11%. Com a estação de Queluz de Baixo numa boa dinâmica de vitória, fevereiro e março provam-no, é o momento certo para a família Balsemão reunir urgentemente as tropas em Paço de Arcos para fazer uma análise profunda da estratégia que foi adotada nos últimos meses, que está a ser adotada e, naturalmente, da que irá ser adotada a longo prazo.
As audiências de segunda-feira – estava eu a dizer – podem ser um bom ponto de partida: o entretenimento e a ficção, do pelouro de Daniel Oliveira, não funcionam. ‘Era Uma Vez na Quinta’, reality show apresentado por Andreia Rodrigues, é um desastre: fez à tarde 373 mil espectadores, quando o ‘Última Hora Big Brother’ prendeu 505 mil espectadores. E, depois, a novela ‘Senhora do Mar’, que tem um bom elenco e umas imagens bonitas dos Açores, mas isso não chega para ser um sucesso, também não resulta: o especial – porquê, especial? – foi visto por 563 mil espectadores. A rival ‘Cacau’ teve mais 289 mil espectadores. É muito espectador… para o horário nobre.
Quando Balsemão, Daniel Oliveira, Ricardo Costa – a Informação está a sofrer com a má grelha, mas também tem cometido erros – e outros responsáveis se sentarem à mesa, é bom que partam muita pedra e não tomem decisões a quente. O regresso de ‘Casados à Primeira Vista’, com Diana Chaves, parece ser uma delas.