'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

O verão

Não vá de férias deixando a casa trancada como se estivesse deserta. Os ladrões adoram casas assim.
29 de junho de 2025 às 07:00
Praia do Barranco
Praia do Barranco

O verão chegou com estardalhaço. Temperaturas altas puseram o País em mangas de camisa e à procura de água. Isso mesmo. Beber água é fundamental para a vida e, em particular, quando a vida está a abrasar de calor.  

O verão é um tempo em que todos relaxamos. Chegam as férias, a descontração dos quotidianos e baixamos as defesas sem se dar por ela. Talvez lhe façam falta alguns truques que aqui lhe proponho. 

Não vá de férias deixando a casa trancada como se estivesse deserta. Os ladrões adoram casas assim, sobretudo aqueles que se dedicam ao furto em residências. Vigiam os hábitos dos utentes de determinada rua à procura da hora em que a casa está sem ninguém.  

Deixe uma luz ligada, que se veja da rua, quando for de férias. Deixe o rádio ligado para quem escute, perceba vida no interior da residência. Se tiver vizinho ou familiar de confiança, entregue-lhe a chave e peça-lhe que de vez em quando altere a luz que está ligada.  

Na praia, evite levar coisas de valor. O furto de uma carteira pode ser uma dor de cabeça, mesmo que não tenha dinheiro. Imagine só o tempo que vai perder para anular e depois recuperar cartões de crédito, carta de condução, cartão do cidadão e outras peças que usamos nas carteiras. Algumas sem valor material, embora com valor afetivo. Não precisa dela na praia. Nem necessita de usar joias. O furto de esticão, sobretudo para levar fios de ouro pendurados no pescoço, é um crime recorrente.  

Embora não se aperceba, em todas as praias há ladrões por descuido. Indivíduos que se aproveitam da nossa descontração e menor atenção para surripiar aquilo que lhes interessa. Basta uma pequena distração e lá se vai o telemóvel e outros acessórios que tenha consigo.

É aconselhável ficar alguém de vigia aos pertences enquanto o outro ou outros vão ao banho. Não abandone as coisas que levou para a praia para fazer uma caminhada. A não ser que alguém fique de guarda. 

Como vê, são cuidados simples, que não lhe roubam tempo e lhe garantirão umas férias mais aprazíveis e sem cuidados de maior. 

Goze o calor, goze as férias e um bom verão para todos! 

Saber mais sobre

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável