'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Luísa Jeremias
Luísa Jeremias No meu Sofá

Notícia

A vitória do marketing

É assim com os reality e com as novelas que se sabem vender
11 de abril de 2025 às 07:49
vale tudo, globo
vale tudo, globo

Tem redes sociais? Então, se o seu algoritmo lhe enviar o mesmo tipo de conteúdos que o meu envia (sim, porque nas redes sociais, quem manda são as máquinas que nos mostram aquilo que “intuem” que nós gostamos) já deve ter tropeçado, nas últimas semanas na quantidade de posts alusivos à nova novela da Globo, ‘Vale Tudo’, um remake da antiga com o mesmo nome.

Não, não são publicações da estação nem dos atores da novela. São de fãs, individuais ou organizados em grupos – uma espécie de ‘teams’ – que divulgam cenas, filmagens, comparações com a antiga produção, tudo o que vier à rede. O resultado é um ‘buzz’ gigante em cima da estreia da novela e os inevitáveis bons resultados que esta está a obter.

Com ‘Vale Tudo’, a Globo “virou o jogo” e voltou a ser a preferida. Fruto, mais do que do trabalho na novela, do marketing – uma nova forma de marketing – criado em torno dela, que a transforma a si e aos conteúdos a ela ligados, em virais. O fenómeno mais não faz do que copiar o que já é velho em reality shows, promovidos por ‘teams’ e afins, com os melhores resultados.

‘Desafio Final’ foi um bom exemplo deste marketing bem feito. Por isso, talvez fosse o momento dos dois canais privados generalistas pararem e verem como estão a ‘viralizar’ os seus produtos... ou a não o conseguir fazer. E resolver, enquanto é tempo.

Saber mais sobre

você vai gostar de...

Mais notícias de No Meu Sofá

Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
Agora, a sério

Agora, a sério

Contratar duas dúzias de tratores de rasto é mais barato do que contratar esquadrões de aviação.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável