
Tem redes sociais? Então, se o seu algoritmo lhe enviar o mesmo tipo de conteúdos que o meu envia (sim, porque nas redes sociais, quem manda são as máquinas que nos mostram aquilo que “intuem” que nós gostamos) já deve ter tropeçado, nas últimas semanas na quantidade de posts alusivos à nova novela da Globo, ‘Vale Tudo’, um remake da antiga com o mesmo nome.
Não, não são publicações da estação nem dos atores da novela. São de fãs, individuais ou organizados em grupos – uma espécie de ‘teams’ – que divulgam cenas, filmagens, comparações com a antiga produção, tudo o que vier à rede. O resultado é um ‘buzz’ gigante em cima da estreia da novela e os inevitáveis bons resultados que esta está a obter.
Com ‘Vale Tudo’, a Globo “virou o jogo” e voltou a ser a preferida. Fruto, mais do que do trabalho na novela, do marketing – uma nova forma de marketing – criado em torno dela, que a transforma a si e aos conteúdos a ela ligados, em virais. O fenómeno mais não faz do que copiar o que já é velho em reality shows, promovidos por ‘teams’ e afins, com os melhores resultados.
‘Desafio Final’ foi um bom exemplo deste marketing bem feito. Por isso, talvez fosse o momento dos dois canais privados generalistas pararem e verem como estão a ‘viralizar’ os seus produtos... ou a não o conseguir fazer. E resolver, enquanto é tempo.