
O Anfiteatro da Casa da Guia vai receber, entre os dias 23 e 26 de setembro, o Acqua Content – Festival de Cinema de Cascais, com a exibição de múltiplos filmes premiados oriundos de Portugal e do Brasil. Trata-se da primeira edição deste festival, que terá como foco o desenvolvimento sustentável, com painéis interativos e produções sobre esta temática.
O destaque principal será a presença da realizadora brasileira Christiane Torloni, que irá debater, posteriormente à sua exibição, o seu filme ‘Amazônia – O Despertar da Florestânia’. Realizado em parceria com Miguel Przewodowski, aborda o meio ambiente no Brasil, o estado da Floresta Amazónica e os desgastes dos recursos naturais, com entrevistas a especialistas nas áreas pertinentes.
Existirá também um espaço para a história do cinema brasileiro, munido de uma retrospetiva de Paulo Cesar Saraceni, um dos principais intérpretes da onda do Cinema Novo, incluindo o documentário musical, realizado por Saraceni e Leon Hirszman, ‘Bahia de Todos os Santos’, sobre o encontro de ícones da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, em 1983.No âmbito das produções luso-brasileiras, notar, igualmente, a exibição do filme 'Alguém Como Eu', de Leonel Vieira, com Ricardo Pereira e Paolla Oliveira nos papeis principais.
‘Tamboro’, de Sérgio Bernardes, ‘Doidos de Pedra – O Paraíso Ameaçado’, de Luiz Eduardo Ozório e o documentário ‘O Anjo Surfista’, sobre o médico surfista Guido Schaffer, que faleceu com 34 anos, são algumas das obras a que poderá assistir, tal como os painéis ‘A Retomada das Políticas Culturais no Pós Pandemia’ e ‘Educação e Civilização – Transformações no Pós Pandemia’, que contará com a presença do ex-ministro da Educação, do Brasil, Cristovam Buarque.
Poderá conhecer toda a programação no site oficial do festival, que terá entrada livre, mediante inscrição.