Atenção: Crise climática poderá colocar regiões tropicais em risco
Estudo científico indica que temperatura irá desafiar os limites humanos
O aquecimento global poderá pôr em risco os habitantes das regiões tropicais: é esta a conclusão de um estudo publicado na revista científica Nature Geoscience, da autoria de Yi Zhang. Isto porque, de acordo com a investigação, estas áreas do globo poderão sofrer uma alteração ambiental que desafiará os "limites da adaptação humana".
O estudo baseia-se no conceito de temperatura de termómetro húmido, uma medida que reflete o valor reproduzido por um termómetro que está envolvido num pano húmido, sendo também o valor mais baixo que pode ser alcançado só através da evaporação da água, indicando a quantidade de humidade.
Isto torna especialmente relevante a meta de manter a subida das temperaturas a nível global a 1,5 graus Celsius, dado que as áreas supramencionadas do globo, que contêm 40% da população mundial, estão em risco de exceder a temperatura de termómetro húmido de 35 graus. Se a temperatura de termómetro húmido ultrapassar os 35 graus Celsius, o aquecimento da pele impede o arrefecimento do corpo, algo que pode ser letal.
De acordo com declarações do especialista Mojtaba Sadegh ao The Guardian, "se o limite for ultrapassado, serão necessárias infraestruturas como abrigos de ar fresco" nestas zonas, acrescentando que devido aos baixos rendimentos em muitos dos países "será desafiante" muni-los deste tipo de infraestruturas.