Desconfinamento: saiba o que vai poder ver no regresso dos cinemas
Mais uma fase de abertura gradual, com as salas portuguesas a voltarem a abrir portas à Sétima Arte na antecâmara dos Óscares.
Esta segunda-feira marcou mais uma fase de abertura gradual, face ao cenário de pandemia extremo de janeiro que obrigou o Governo a tomar medidas drásticas, e, entre outras coisas, os cinemas irão reabrir as portas aos adeptos da Sétima Arte, na semana que irá culminar com a cerimónia dos Óscares.
É, efetivamente, um dos grandes favoritos à estatueta máxima a dar o pontapé de saída: a partir do primeiro dia de regresso poderá assistir a ‘Nomadland – Sobreviver na América’, um dos grandes destaques do ano, que tem somado prémios atrás de prémios nas cerimónias cinematográficas, como os Globos de Ouro ou os prémios BAFTA. O filme realizado por Chloé Zhao e protagonizado por Frances McDormand conta a história de uma mulher, Fern, que, após perder o trabalho durante a recessão, decide juntar-se à comunidade nómada dos Estados Unidos e estará em exibição nos cinemas Castello Lopes, assim como no Cinema Ideal e no Espaço Nimas.
Na mesma semana surge também nos cinemas o filme de ação ‘Mortal Kombat’ baseado no famoso videojogo de combate, sob comando de Simon McQuoid, assim como ‘Undine’, de Christian Petzold, o musical ‘Music’, criação da famosa artista australiana Sia Furler, e a animação ‘Raya e o Último Dragão’.
Nas semanas vindouras chegarão às salas vários dos destaques cinematográficos do ano: no dia 29 de abril estreiam o favorito ao Óscar de melhor filme estrangeiro ‘Mais Uma Rodada’, de Thomas Vinterberg com Mads Mikkelsen e um dos candidatos ao de melhor filme, ‘Uma Miúda com Potencial’, de Emerald Fennell, protagonizado por Carey Mulligan.
‘O Pai’, filme que poderá valer a Sir Anthony Hopkins a estatueta de melhor ator principal na pele de um seu homónimo que luta contra a demência e a desorientação, chega no dia 6 de maio, assim como o filme da Marvel ‘Viúva Negra’, encabeçado pela personagem de Scarlett Johansson.
Finalmente, destaque para estreias que ocorrerão até ao final de maio, como ‘Minari’ (dia 13), ‘Estados Unidos Vs Billie Holiday’ (dia 20) e ‘Cruela’ (dia 27).