
Estoril-Praia vai jogar com camisola de homenagem a Ayrton Senna e fãs ficam loucos em todo o mundo
A equipa canarinha defronta o Sp. Braga assinalando a primeira vitória de Senna na F1, precisamente no Autódromo do Estoril, em 1985. O Lotus 97T vai estar em exibição no circuito português.É este dia 21 de abril que se assinalam 40 anos sobre a primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1. Quis o destino que tal acontecesse num domingo de muita chuva no autódromo do Estoril.
Agora, quatro décadas depois, a equipa de futebol Estoril-Praia vai entrar em campo contra o Sp. Braga, em jogo do campeonato nacional, vestida com uma camisola muito especial, em homenagem ao brasileiro, falecido em 1994, em Imola.
O sucesso desta iniciativa é tal que fãs de todo o mundo têm ido às redes sociais do clube português "exigir" que este modelo seja comercializado, embora o Estoril já tenha respondido que tal não acontecerá. Muito fãs de Senna acrescentam mesmo que as receitas deveriam depois ser entregues à fundação criada pelo campeão do mundo, e que é gerida pela sua irmã, Vivianne.
Além das cores da bandeira do Brasil que tornam o capacete amarelo de Senna inconfundível até aos dias de hoje, a camisola tem a cor preta com detalhes em dourado, remetendo para o Lotus 97T, o qual Senna conquistou os seus primeiros triunfos na categoria, incluindo o GP de Portugal de 1985.
Carro esse que estava previsto correr de novo no dia 21 no circuito português pela mão do sobrinho de Ayrton, Bruno Senna. Mas uma avaria no motor Renault do Lotus 97T na sequência da presença do emblemático monolugar num evento na passada semana no Reino Unido, vai inviabilizar que o roncar do Lotus se faça de novo ouvir em Cascais.
No entanto, o monolugar viajará para Portugal e estará em exposição na reta da meta do autódromo na manhã de domingo, 20 abril, entre as 9h30 e as 12h30, e também na tarde de segunda-feira, 21 abril, entre as 14h e as 18h. A entrada é gratuita.