Sinal de esperança: Antigo diretor da DGS garante que já existe uma vacina contra a covid-19
Francisco George acredita que no próximo ano já possamos estar a viver sem pandemia.
O diretor nacional da Cruz Vermelha e o ex-Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, mostrou-se otimista com o fim da pandemia do novo coronavírus.
Em entrevista à 'Nova Gente', o médico recordou inclusive que existe esperança para tudo acabar "no próximo ano" porque a China já tem uma vacina aprovada.
"A vacina já é uma realidade na China, está a ser utilizada em alguns grupos chineses para prevenir a infeção, mas é produzida em quantidades limitadas e não pode ser usada na Europa. No entanto, outros laboratórios europeus estão a preparar vacinas e nós vamos ter vacinas! Não sabemos exatamente quando, mas, muito seguramente, no próximo ano", afirmou Francisco George.
Sem referir o nome da vacina, o médico poderá a estar a falar da CanSino, a vacina que teve aprovação do governo chinês no final de junho para "uso exclusivo dos militares" chineses.
Outras substâncias estão a ser testadas por toda comunidade científica no mundo, em tempo recorde, mas esta é a primeira a ter passado em todas as fases dos testes.