Celebrar o México à mesa
Fomos festejar o Dia dos Mortos no Las Ficheras, no Cais do Sodré. Uma viagem de "arrepiar" ao melhor da tradição mexicana.
No 'Las Ficheras' celebra-se o Dia dos Mortos, o Halloween e o Dia dos Finados. Três tradições reunidas numa só noite e num jantar de arrepiar.
Quem passa à porta, geralmente, não percebe logo o que se passa no n.º 34 da Rua Remolares, ao Cais Sodré. É preciso entrar. A decoração, que é mais de cabaré mexicano do que folclórica, com paredes repletas de máscaras populares e caveiras, surpreende e provoca um rodopio de sensações.
O staff vestido a preceito e de cara pintada, é capaz de assustar os mais sensíveis. E o altar de oferendas aos mortos arranca suspiros.
"É sempre assim a nossa noite de 31 de outubro. E este ano vai ser igual. Fazemos questão de festejar sempre o Dia dos Mortos e de fazer um menu especial para a ocasião. É sempre um sucesso", explica o chef Akis Konstantinidis, que nos convidou para experimentar os "originais" pratos, uns dias antes da grande noite.
"Este ano, inventámos um menu muito colorido, cheio de sabores fortes, apelativo à vista e alusivo às três tradições que se celebram nestes dias."
Tudo foi pensado ao pormenor. Na entrada, os tradicionais nachos amarelos foram tingidos com tinta de choco e o delicioso queijo derretido ganhou tons vivos de vermelho. No prato principal, o chef Akis fez "uma brincadeira com duas malaguetas" e transformou as tortilhas em pequenos diabos. Já na sobremesa, preparou o "pão dos mortos", deu-lhe a forma de três figuras alusivas a estas tradições e pintou-as com as cores do México. "Venham celebrar connosco", convida o chef.
Las Ficheras, Rua dos Remolares (ao Cais do Sodré), 34, Lisboa
Telef.: 925 184 900; aberto todos os dias das 12h00 às 02h00