- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Animais

9 dicas para o seu cão ficar bem sozinho em casa

Há coisas que pode fazer para que este momento não seja um stress e que o seu cão fique tranquilo em casa à sua espera.
Por Inês Neves | 29 de março de 2017 às 09:00
cão cães gato animais Flash
cão cães animais Flash
cão cães animais Flash
cão cães gato animais Flash
cão cães gato animais Flash
cão cães animais Flash
cão cães animais Flash
cão cães animais Flash
cão cães animais Flash
cão cães animais Flash
A vida secreta dos nossos bichos Flash

Infelizmente, na maioria dos sítios, ainda não é permitido levar os animais de estimação para o trabalho. Como tal, os bichinhos passam longas horas sozinhos em casa. Uma situação que não é fácil para si nem para o seu cão.

Sabia que o seu animal não consegue perceber que a sua ausência é temporária, apesar de o fazer todos os dias? E isto é muito stressante para ele. A solidão e o stress podem mesmo desencadear uma crise em que os cães ficam "traumatizados como crianças abandonadas", tal como referiu o investigador John Bradshaw, diretor do Instituto de Antrozoologia da Universidade de Bristol que estuda o comportamento de animais de estimação há 25 anos.

pub
cão cães gato animais Foto: Flash

Esse stress e ansiedade pode desencadear uma série de comportamentos que naturalmente não desejamos que eles tenham, tais como ladrar incessantemente, necessidades fora do sítio, roer móveis, revirar lixo, lamberem-se incessantemente (provocando feridas), entre outros.

pub

Provavelmente, o seu cão nunca vai apreciar a ideia de ficar sozinho, no entanto, com algumas dicas é possível reduzir significativamente o problema.

COMECE POR DEIXÁ-LO SOZINHO POUCO TEMPO

Experimente sair de casa por 5 minutos, voltar, sair por mais 15 ou 30 minutos, voltar de novo. Este pequeno treino ajuda o cão a compreender que você sai, mas volta, e com isso reduzir a ansiedade. Experimente também promover alguns períodos de silêncio e distanciamento durante o dia, para o cão se habituar e perceber que não há nenhum mal nisso.

cão cães animais Foto: Flash
pub

NÃO DEIXE O SEU CÃO ASSOCIAR ISOLAMENTO A PUNIÇÃO

Uma vez que o seu cão ficará sozinho durante a sua ausência, ele não deve associar esse isolamento a algo mau ou punitivo. Pelo contrário, ao associar o isolamento a coisas boas, ou pelo menos a algo natural, ficará mais tranquilo.

FAÇA UM LONGO PASSEIO COM ELE DE MANHÃ

Se puder, exercitem os dois. É uma forma do animal gastar energia. Depois, vai passar uma parte do tempo em que você está fora a descansar.

DESVALORIZE A DESPEDIDA E O REGRESSO

Não diga adeus quando sai de casa nem faça (ou deixe fazer) uma grande festa quando regressa. A separação e o reencontro devem ser hábitos normais, não um acontecimento. Se der muita atenção imediatamente antes de sair, o cão pode associar essa atenção a algo mau (vai ficar sozinho). De igual modo, se der muita atenção assim que chega, vai aumentar a ansiedade do cão da próxima vez que sair, ansioso pelo seu regresso e pela atenção redobrada que recebe.

pub
cão cães animais Foto: Flash

DEIXE COISAS PARA O SEU CÃO FAZER

Coloque alguns brinquedos pela casa antes de sair para que o cão tenha algo que fazer durante as horas que estiver sozinho. E assim já não lhe vai roer os móveis. Experimente esconder alguns brinquedos em sítios acessíveis para que o cão os possa descobrir, mas que o obrigue a procurar primeiro, estimulando-o física e mentalmente.

DEIXE A TV OU O RÁDIO LIGADOS

A televisão ligada, com o leve barulho de fundo dos programas, ajuda a combater a solidão. Escolha um canal ou um conjunto de programas calmos, como documentários da natureza ou música (já lhe dissemos anteriormente qual é o género musical favorito do seu cão). Em alternativa, um simples rádio ligado é melhor do que nada.

pub

DEIXE UMA PEÇA DE ROUPA SUA POR PERTO

Algo que tenha o seu cheiro é o ideal para que o animal se sinta mais aconchegado.

cão cães animais Foto: Flash

DEIXE A COMIDA ESTRATEGICAMENTE COLOCADA

Espalhe por alguns cantos da casa uns bocadinhos de comida de forma a que o animal se sinta obrigado a procurá-la. Isso fará com que este seja incentivado a ter de procurar e perder algum tempo até encontrar.

pub

SE PUDER TENHA OUTRO ANIMAL

Sabemos que dá mais trabalho, mas dois cães ou dois gatos juntos (ou até um cão e um gato em muitas situações) são ótimos companheiros um do outro. Claro que a decisão de adotar outro animal e aumentar a família deve ter em conta muitos fatores para além da solidão, mas não deixa de ser uma ideia a ponderar.

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub