- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Animais de estimação

Marcelo dá luz verde para tratar animais como crianças

Marcelo aprovou o estatuto jurídico dos animais e os tribunais vão tratá-los como crianças. Em caso de divórcio, fica estipulado com quem vão ficar os bichos.
Por Inês Neves | 06 de fevereiro de 2017 às 15:31
marcelo rebelo de sousa Foto: Flash

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou, há poucos dias, o diploma que estabelece um estatuto jurídico dos animais. Ou seja, em vez de "coisas", reconheceu-lhes "a sua natureza de seres vivos dotados de sensibilidade". Por exemplo, em caso de divórcio, a guarda dos bichos também terá de ser regulada, de acordo com o seu bem-estar. Tal como acontece com as crianças.

Estatuto mais do que merecido. Afinal de contas, os cães são mesmo os melhores amigos do homem. São companheiros, brincalhões, afetuosos, dependentes, fiéis. E eles gostam tanto de nós como nós deles.

pub

O que não faltam, também, são provas científicas de que ter um animal de estimação faz bem à saúde, mental e física. Ajuda a reduzir o stress, por exemplo, melhoram o nosso humor e afastam a depressão, ajudam as crianças e reduzem as alergias.

E como se isso não bastasse, o seu amigo de quatro patas também conseguem perceber o que diz e a forma como diz, segundo um estudo da Universidade Eotvos Loránd University em Budapeste, na Hungria.

Os cães conseguem processar a linguagem e a entoação e até as combinam para interpretar melhor o que o dono diz.

pub
cão Foto: Flash

Os investigadores usaram ressonância magnética funcional para descobrir como os cães processavam a linguagem e a entoação. Os dados revelaram que estes bichos realmente processam o vocabulário e conseguem reconhecer palavras individuais usando o hemisfério esquerdo do cérebro, tal como os seres humanos.

A equipa também monitorizou o centro de recompensa do cérebro e descobriu que os cães responderam melhor às palavras elogiosas ditas com um tom de entusiasmo.

pub

Isto mostra que "os cães não só separam o que dizemos da forma como dizemos, mas que também conseguem combinar os dois para uma interpretação correta do que essas palavras realmente querem dizer".

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub