'

Notícia

Saúde

Alerta! Comer um cachorro-quente reduz tempo de vida útil

Foram atribuídos minutos de vida a certos alimentos presentes na nossa alimentação diária. O famoso pão com salsicha foi o caso mais grave entre as estimativas feitas. Saiba quanto perde cada vez que come um.
08 de setembro de 2021 às 15:58
...
Cachorro-quente Foto: Getty Images

Um estudo da Universidade do Michigan, EUA, indica que comer um único cachorro quente reduz 36 minutos de vida, sem incluir os minutos que cada pessoa demora a comer um.

No estudo publicado pela revista Nature Food, os cientistas analisaram mais de 5 mil alimentos comuns nos Estados Unidos.

Olivier Jolliet, professor de ciências naturais e autor do artigo explicou que o objetivo do estudo era "fazer uma avaliação dos impactos benéficos e prejudiciais dos alimentos em toda a dieta."

A equipa definiu um índice que calcula a carga líquida benéfica ou prejudicial à saúde em minutos de vida saudável associando uma porção de alimento.

O professor Jolliet explicou que "0,45 minutos são perdidos por grama de carne processada, ou 0,1 minutos são ganhos por grama de fruta". "De seguida analisamos a composição de cada alimento e depois multiplicamos este número pelos perfis alimentares correspondentes que desenvolvemos anteriormente", esclareceu ainda o cientista. 

No caso do famoso cachorro-quente são 61 gramas de carne processada, perdendo logo 27 minutos de vida, no entanto ao adicionarmos ingredientes como sódio e ácidos gordos transgénicos, o valor total chega aos 36 minutos perdidos.

Segundo o estudo, o consumo de alimentos como os frutos secos, legumes, frutas e vegetais sem amido, registam efeitos positivos para a saúde.

Quem poderá estar a fazer contas à vida é Joey Chestnut, que custuma participar em competições em que se come o maior número de cahorros-quentes possiveís em pouco tempo. Joey já conseguiu comer 76 cachorros-quentes em 10 minutos, o que segundo os cálculos do estudo, fê-lo perder um ano e 15 minutos de vida

Curiosa foi a sua reação perante o artigo ao qual este partilhou no Twitter: " Interessante sou capaz de ter de comer mais frutos secos para recuperar o tempo perdido".



Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever