
O palacete de São Bento, erguido na Rua da Imprensa à Estrela em 1877, é a residência oficial do primeiro-ministro. Serviu de residência a António Salazar e depois do 25 de abril apenas Pedro Santana Lopes escolheu lá viver a tempo inteiro. Volta-se a falar deste edifício depois de se saber que Luís Montenegro, o ainda primeiro-ministro em exercício, preferiu viver no Epic Sana, um hotel de cinco estrelas no centro de Lisboa, do que mudar-se para o palacete enquanto decorrem as obras na sua casa, no requintado bairro da Lapa, em Lisboa.
"A partir do momento em que comecei a ter câmaras de televisão à porta do hotel, decidi experimentar uma coisa que nunca tinha experimentado: viver aqui no edifício [Palacete de São Bento], no único quarto sobrante da antiga residência", afirmou Montenegro na entrevista à TVI/CNN Portugal esta semana. E que tal a experiência? "Não tem cortinas", lamentou.
A revista Sábado publica uma reportagem sobre a residência oficial do primeiro-ministro. Revela toda a história do edifício e fala dos seus ocupantes. Além disso, enumera todos os primeiros-ministros que optaram por não ali residir. De Mário Soares a Aníbal Cavaco Silva, passando por António Guterres, José Sócrates, Pedro Passos Coelho entre outros, nenhum escolheu mudar-se para a Rua da Imprensa à Estrela.
Leia a reportagem completa na revista Sábado.