
Desde 1994 sem lançar músicas, o grupo de rock juntou-se ao artista ucraniano Andriy Khlyvnyuk, da Boombox, para produzir uma música, em apoio à população ucraniana. Este é o primeiro tema da banda depois de 28 anos.
A música chama-se 'Hey Hey Rise Up' e inicia-se com os vocais de Andriy que foram retirados de uma publicação no Instagram do cantor na Praça Sofiyskaya, em Kiev, a cantar 'Oh, The Red Viburnum In The Meado', uma música de protesto ucraniana escrita durante a Primeira Guerra Mundial.
"Eu pensei: isto é bastante mágico, talvez consiga fazer algo com isto" explicou David Gilmour ao 'The Guardian'. "Tenho uma grande plataforma (Pink Floyd) na qual tenho trabalhado durante muitos anos. É extremamente difícil e frustrante ver este ataque injustificado e insano de um garnde poder sobre uma nação independente, pacífica e democrática. A frustação de ver isso e pensar 'o que raio posso fazer?' foi dificil de suportar". David Gilmour tem-se mostrado particularmente sensível à guerra por razões familiares: tem nora e netos ucranianos.
David Gilmour tem-se mostrado particularmente sensível à guerra por razões familiares: tem nora e netos ucranianos.