- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Gourmet

A nova gastronomia portuguesa

A cozinha nacional é reconhecida entre as melhores. Na última edição Michelin, os nossos chefes conquistaram 26 estrelas. A melhor de sempre.
Por Hélder Ramalho | 04 de janeiro de 2017 às 19:46
Henrique Sá Pessoa, chef, Alma Foto: Flash

Há um novo movimento da gastronomia portuguesa. Um movimento feito de gente que recusa ficar parada, que não se limita a viver da (boa) tradição da cozinha nacional. Gente que não renega as raízes mas que as leva mais longe e as reinventa. Gente que investe, que é criativa, que é audaz e tem atitude.

A gastronomia portuguesa está ao rubro, mais viva que nunca. Na quarta-feira, 23 de novembro, em Girona, na Catalunha, tudo isso foi aplaudido. Na edição 2017 do Guia Michelin, para Portugal e Espanha, os chefes nacionais tiveram o merecido reconhecimento internacional pela instituição mais conceituada do mundo.

pub

"Choveram estrelas" para Portugal. E as Estrelas Michelin não se mantêm, nem se renovam, antes conquistam-se a cada ano. Portugal passou de 17 estrelas, em 14 restaurantes, para 26 estrelas, em 21 restaurantes, este ano – ainda assim a uma longa distância dos espanhóis que têm 249 estrelas, em 203 restaurantes, mas com um território bastante mais vasto.

Alexandre Silva, Loco Foto: Flash
Henrique Sá Pessoa, Alma Foto: Flash
Henrique Sá pessoa, Alma Foto: Flash
José Avillez, Belcanto Foto: Flash
Ricardo Costa, The Yeatman Foto: Flash
João Rodrigues, Feitoria Altis Belém Foto: Flash
João Rodrigues, Feitoria Altis Belém Foto: Flash
Miguel Rocha Vieira, Fortaleza do Guincho Foto: Flash
José Avillez, Belcanto Foto: Flash
Alexandre Silva, Loco Foto: Flash
Miguel Rocha Vieira Foto: Flash
Ricardo Costa, The Yeatman Foto: Flash

Se há cinco anos havia apenas um restaurante com duas Estrelas Michelin em Portugal, agora são já cinco os espaços com esta classificação: Belcanto, de José Avillez, em Lisboa;Il Galo D’Oro, de Benoît Sinthonh, no Funchal; Ocean, de Hans Neuner, em Alporchinhos; The Yeatman, de Ricardo Costa, em Vila Nova de Gaia; e o Vila Joya, de Dieter Koschina, em Albufeira.

pub

O diretor do Guia Michelin para a Península Ibérica, Angél Pardo, tinha prometido um "ano bombástico" para a gastronomia portuguesa, e não andou muito longe. Este é, para já, o melhor ano de sempre.

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub