
Todos os veículos novos vendidos na União Europeia a partir desta quarta-feira, dia 6 de julho, são obrigados a contar com um equipamento chamado 'Intelligent Speed Assistance' (ISA), que controla a velocidade, evitando que os condutores excedam os limites de velocidade e se exponham a multas.
Já existem veículos equipados com o sistema no mercado, no entanto, a legislação em vigor permite que esteja desligado, até que o condutor decida colocá-lo em funcionamento.
Mas segundo a nova lei, o ISA será ativado assim que o carro for ligado, podendo ainda ser desligado se essa for a vontade do condutor.
O ISA mostra a velocidade máxima permitida em cada local, com a ajuda de uma câmara que "lê" os sinais de trânsito. Através do posicionamento por GPS, o sistema também calcula com exatidão a velocidade a que o veículo se desloca. Sempre que o limite é ultrapassado, o equipamento restringe o rendimento do motor de forma a respeitar o limite. No caso de existir uma situação de emergência, o sistema permite que a velocidade seja ultrapassada por momentos, para realizar uma manobra ou completar uma ultrapassagem.
Apesar de esta nova medida dar para desligar, esse não é o objetivo da União Europeia. Esta tem como plano futuro tornar obrigatório o sistema de ativação automático, de forma a reduzir as colisões em cerca de 30% e as mortes em acidentes rodoviários em 20%.
A única resistência contra esta medida, até agora, é a Associação Europeia dos Construtores Automóveis (ACEA) que não permite avançar com a obrigatoriedade do sistema por acreditar que a impossibilidade de ultrapassar os limites de velocidade tornará desinteressante os mais potentes veículos do mercado.