É um avô babado, que se diz cheio de energia e continua a adorar praia e bodyboard. Em Vilamoura, onde passa os verões com a família, o candidato à Presidência da República, que se tornou popular como comentador de política na SIC, recebeu a FLASH! e deixou-se fotografar na intimidade. Falou de tudo sem tabus e diz ao que vai se for eleito. Esta é a primeira entrevista aos vários candidatos à Presidência. Marques Mendes, na primeira pessoa.
"Quando vemos e ouvimos tanta gente a maquilhar a sua verdade para parecer bem, é um bálsamo ver e ouvir Clara" elogia Luís Osório referindo-se à jornalista da SIC.
Esteve dez anos no Governo de Cavaco Silva onde era visto como um 'Yes, minister', numa imagem que assume não corresponder à verdade. Na altura, tinha fama de chegar atrasado aos compromissos e abandonava reuniões para matar o vício do tabaco que o levava a fumar três maços por dia. Hoje, o novo candidato à Presidência da República, um noctívago assumido como Marcelo, admite ter-se corrigido e, aos 67 anos, diz-se pronto para chegar a Belém.