
A TVI está a tentar quebrar a dependência da televisão generalista em relação às novelas. Moniz prepara, para depois do jornal, programas semanais, e tenta criar uma linha vertical, ou seja, oposta à programação de novelas, que se repetem todos os dias à mesma hora. Problema: o público de hoje é muito diferente do que existia no início do século.
As plataformas de séries satisfazem cada vez mais espetadores, e mudaram já a sua natureza. Ao quebrar a repetição dia após dia, criando uma linha que só acontece uma ou duas vezes por semana, a TVI acaba por facilitar a “traição” do público, que foge enquanto espera pelas novelas, e acaba por encontrar um produto mais indicado para o seu consumo noutro canal.
‘Batanetes’, ‘Carlitos e Henriqueta’, ou o ‘Starpark’ ao sábado são alguns exemplos desta estratégia que está a desgastar o horário nobre da TVI. Está criado um carrossel de fragilidades que se alimenta a si próprio. A informação não atrai público e dificulta a vida a estes programas semanais. Estes, pelo seu lado, já não atraem público como antigamente. Finalmente, as novelas, já de si mais fracas que as da SIC, ficam ainda mais débeis com este desenho de grelha. Não está fácil a vida em Queluz de Baixo.
Informação
Debate
Um ano depois, os mesmos protagonistas num duelo decisivo para as legislativas. Televisivamente, arrancou com problemas de audio, que depois alguém resolveu. O modelo impediu a discussão dos temas principais de forma mais alargada, como devia acontecer, e matou toda a espontaneidade.
Programação
TVI Memória
Sábado passado, a sitcom da TVI ficou em último lugar entre as generalistas durante grande parte da emissão. Cria na grelha uma certa sensação de TVI Memória que não é positiva para a estação.
Audiências
A Subir
Clara de Sousa
No debate entre Montenegro e Pedro Nuno, Clara de Sousa foi, de novo, a mais segura e afirmativa.
A Subir
Bernardo Ferrão
Logrou manter a informação a ganhar, o que chegou a estar em risco, e isso foi fulcral para a SIC voltar à liderança.
A Descer
Nuno Markl
O êxito inicial de ‘Taskmaster’ não se manteve e as noites de sábado da RTP-1 ressentem-se.