É a própria que o conta. Da falta de carinho dos pais e das situações de abusos que marcariam para sempre a sua relação com os homens, nasceria uma força e resiliência que levaram sempre a escritora a dar o próximo passo em frente. Numa conversa intimista, Luísa abre o coração a Duarte Siopa sobre os seus anos mais duros que, no entanto, fariam de si a pessoa que é hoje. Com uma carreira televisiva que iniciou aos 46 anos, o primeiro livro publicado aos 50 e o grande amor conhecido na segunda metade da vida, deixa a mensagem de que nunca é tarde para se começar... e ser-se feliz.
De uma frase e da necessidade de não deixar que se esqueça aquilo que se viveu durante o período do Estado Novo, e que a censura tentou apagar, nasceu o 15º livro de Luísa Castel-Branco e também aquele de que mais se orgulha. 'Se Este Foi o Meu País' conta a história de quatro mulheres de uma classe privilegiada, num genuíno retrato de época, em que a autora nos nos transporta para tempos não assim tão distantes, com verdade e sem os romantizar. Lê-se num trago e não podia ser mais atual e pertinente aos nossos dias.
A apresentadora falou do "bom exemplo que a sua mãe lhe deu" e de quem a critica por deixar o filho para trás quando vai de férias. Cláudio Ramos meteu-se.