Percorreu o mundo a falar da sua fé e esteve inclusivamente em quatro países que fazem fronteira com a sua terra natal, no entanto acabou por nunca regressar à Argentina, o país onde nasceu e que tanto amou. Os mais próximos acreditam que esta decisão tem uma mensagem subliminar, mas também que Francisco tinha planeado ir à sua terra natal no fim de vida, que acabou por surpreendê-lo mais cedo do que o previsto.
Um dos cardeais com quem Francisco chocou de frente está de volta após a sua morte para reivindicar aquilo que diz serem os seus direitos, com a polémica a ensombrar o momento de luto no Vaticano.
Da família nuclear, o Papa Francisco deixou apenas uma irmã, Maria Elena, que vive entregue a monjas na Argentina e de quem não se conseguiu despedir. Apesar da distância, o Santo Padre nunca deixou, no entanto, de ser próximo da família, marcada por vários dramas.
Papa esteve entre a vida e a morte no hospital com uma pneumonia bilateral e continua agora a sua recuperação no Vaticano, o que se poderá estender por mais de dois meses. No entanto, a saúde frágil leva-o a reunir esforços para deixar tudo preparado e os seus conselhos acerca daquilo que acredita que deverá ser o futuro da Igreja.
Aos 21 anos, o pontífice teve uma grave condição médica que o deixou a braços com uma cirurgia delicada. Na sua biografia, confessou que sofreu muito com os procedimentos a que foi sujeito, mas que também que tudo aquilo por que passou o fez olhar para a vida com um diferente significado. Agora, ergue-se uma nova e difícil batalha.
Joseph Ratzinger morreu no último dia de 2022. Problemas de saúde afastaram-no do Vaticano e, ao longo dos últimos nove anos, pouco se sabe da vida daquele que foi o antecessor do Papa Francisco.
O Sumo Pontífice consagrou a Ucrânia e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria. O ato é um apelo espiritual em direção aos católicos russos e ucranianos pela paz.
O programa da visita de Sua Santidade a Portugal, a 12 e 13 de Maio, já está completo. Saiba onde poderá ver e acenar ao Papa Francisco que vem cá orar pelos portugueses e pela Paz.