O rio Sena é o cenário para a cerimónia de abertura da 33.ª edição dos Jogos Olímpicos de verão, que conta com várias individualidades mundias, entre elas o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
O secretário-geral das Nações Unidas não poderia adivinhar que enquanto ele estava na Ucrânia a imaginar os seus filhos e netos numa situação de guerra, Mariana Guterres era conduzida ao hospital após uma queda aparatosa.
Em apenas dois meses, as circunstâncias transformaram-no num dos homens mais respeitados do mundo. É ele o rosto da resistência ucraniana, o herói de um povo assolado pela guerra. O presidente da Ucrânia discursou no Parlamento português com palavras duras que emocionaram. Lembrou o 25 de abril e como a luta pela liberdade e pela democracia ainda não terminou. No final, usou a palavra "saudade" para dizer que somos mais próximos do que poderíamos imaginar.
Funeral do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, realiza-se este domingo com honras de Estado. O cortejo fúnebre em direção ao Mosteiro dos Jerónimos, com paragem junto ao Palácio de Belém, foi marcado por um longo aplauso, acompanhado por largas centenas de pessoas. As cerimónias ficaram ainda marcadas pela presença do rei de Espanha, Felipe VI.
O antigo primeiro-ministro português foi reconduzido no cargo de Secretário-Geral na passada sexta-feira por unanimidade e, entre o seu discurso e o manifesto que publicou, levantou o véu sobre quais os desafios mais importantes das Nações Unidas neste seu segundo mandato.
O Presidente faz um comunicado sentido ao país. Entretano, o jornal I avança que os deputados e os jornalistas que se encontram na vila da tragédia estão agora, de novo, cercados pelo fogo. O balanço provisório de vítimas continua nos 61 mortos, entre eles 4 crianças, e 135 feridos. Reveja os relatos de quem está a viver toda esta tragédia.