E agora, quem é que o tira dos Estados Unidos? Onde anda Castelo Branco, quem o acolhe e como conseguiu prolongar os dias em Nova Iorque
Socialite deveria apenas ficar cinco dias nos Estados Unidos, mas uma questão de saúde leva-o a prolongar a estadia em Nova Iorque. Saiba onde está a ficar e qual é o problema que alavanca a sua estadia a curta distância da ainda mulher, Betty Grafstein.
A viagem de José Castelo Branco para os Estados Unidos está envolta numa aura de polémica. Começou com a autorização do juiz para que o socialite embarcasse para o Nova Iorque, que entretanto foi revogada, mas não a tempo de evitar que o socialite apanhasse o voo para a 'Big Apple' e agora que se apanhou no continente americano a questão é: quem é que o tira de lá?
Se inicialmente a viagem era suposto durar apenas cinco dias, uma fonte confirmou à 'FLASH' que, na verdade, a estadia poderá prolongar-se no tempo alavancada por questões legais. "O motivo da viagem do Zé prendeu-se com questões de saúde e outras relacionadas com a sua residência oficial em Nova Iorque. Logo, irá ficar lá até que esses assuntos estejam resolvidos, e quando voltar apenas terá de fazer prova disso mesmo", explica a fonte, acrescentando que, nomeadamente a parte médica poderá levar Castelo Branco, de 62 anos, a ter de permanecer mais algum tempo pelos Estados Unidos.
Isto porque, neste momento, o socialite está a braços com algumas questões sérias de saúde. Ao longo dos últimos meses, o marchand d'art teve de ir algumas vezes às urgências a Portugal devido a uma infeção grave, mas o facto de, neste momento, ter cidadania norte-americana impediu-o de ter um acompanhamento regular no centro de saúde em Portugal. Além disso, o problema de Castelo Branco é muito específico e prende-se com uma especialidade que por cá está ainda pouco desenvolvida. "Ele estava a realizar tratamentos hormonais em Nova Iorque antes de isto tudo acontecer, e esse tipo de procedimentos exigem um acompanhamento regular. O facto de ter parado esses tratamentos abruptamente trouxe-lhe algumas complicações. Apareceram uns sinais que é preciso analisar, sendo que ele terá de ter esse acompanhamento com o médico de Nova Iorque e esses atos clínicos levam sempre o seu tempo", explica a fonte.
A Flash! sabe que Castelo Branco está a ficar na casa de um casal de amigos - Tiago e Álvaro - em Nova Iorque, depois de ter tentado entrar no apartamento onde residia com Betty - e que ainda é a sua morada oficial - mas sem sucesso. Quando lá chegou, deparou-se com as fechaduras mudadas e foi também informado que a casa já tinha sido trespassada pelo filho da americana, Roger Basile. Por tudo isso, o português chamou a polícia e apresentou uma queixa-crime, pedindo agora uma indemnização ao enteado por, de alguma forma, o ter 'despejado' da sua casa a troco de um acordo vantajoso com os senhorios.
"O Zé e a Betty pagavam uma renda baixíssima e há muito que havia em cima da mesa propostas para que deixassem a casa e, naturalmente, fossem indemnizadas. Como a Betty está a viver num lar, o Roger adiantou-se e trespassou a casa, mas na verdade legalmente o Zé tinha direito a lá residir, por isso agora isso será analisado pelos tribunais".
A TENTATIVA DE VISITA A BETTY
Logo à chegada a Nova Iorque, houve registos de que José Castelo Branco terá tentado ver Betty na clínica onde está está a residir, sendo que os responsáveis terão alertado o filho da americana para o que se estava a passar. Ao NOW, a defesa da Betty acabaria por denunciar o caso, garantindo que iriam informar o Ministério Público (MP) do assunto. No entanto, o advogado de José Castelo Branco, Pedro Nogueira Silva, garantiu não ter conhecimento de qualquer tentativa de visita.
Mais uma polémica para juntar ao caso, que em breve começará a ser debatido pelas partes, depois de a defesa do socialite ter pedido a abertura da Instrução. A ideia é aproveitar algumas fragilidades da acusação do MP para evitar que José Castelo Branco vá a julgamento. A mais importante prende-se com a ausência de um testemunho oficial da queixosa, uma vez que quando o juiz se deslocou ao hospital para tentar ouvir Betty, esta se recusou a prestar qualquer depoimento.