EXCLUSIVO: Daniela Pimenta e o marido encurralados na Tailândia após burla milionária. Saltam de hotel em hotel e filhos não vão à escola há mais de seis meses
Ex-concorrente da 'Casa dos Segredos' e o marido fugiram para a Ásia em 2020, deixando um rasto de dívidas e burlas em Portugal. Na Tailândia, o empresário começou a enganar endinheirados com recurso a esquema de Bitcoins, mas já foi denunciado e o cerco está a apertar: se tentar sair do país será preso e neste momento tem a conta a zeros. Casal não tem casa fixa nem dinheiro para sustentar os quatro filhos.
Mais de quatro anos depois de terem fugido de Portugal, procurados pela Justiça, após várias burlas e condenações em tribunal, a ex-concorrente da 'Casa dos Segredos' Daniela Pimenta e o marido, Pedro Mourato, estão a um ponto de serem detidos na Tailândia, exatamente pelos mesmos crimes.
Há, neste momento, um mandado de detenção em vigor naquele país, em nome de Mourato, e, caso precise de usar o passaporte, o empresário será automaticamente preso, estando encurralado na capital da Tailândia, Bangkok, onde há muito que o casal deixou de ter uma residência fixa, não só para não ser encontrado, mas também porque, segundo apurou a 'The Mag' através de uma fonte próxima do processo, neste momento, não tem como pagar uma renda da casa ou sequer um quarto de hotel.
"Eles enganaram vários senhorios e nunca pagam as rendas. Agora, andam de hotel em hotel, com as reservas a serem feitas em nome da Daniela, mas nunca conseguem ficar muito tempo porque não pagam", revela a fonte, que tem uma pessoa próxima que foi lesada por Pedro Mourato na Tailândia em vários milhares de euros.
À 'The Mag', a fonte explica que os esquemas de burla de Pedro na Ásia têm sido feitos, maioritariamente, através do sistema de Bitcoins (moeda digital, que não depende do sistema bancário, e é usada na internet para transações e pagamentos de serviços). "A minha amiga tailandesa foi enganada num investimento de Bitcoin. No caso, ela acreditava que tinha o controle, pois tratava-se da conta dela, mas na verdade essa conta apenas mostrava uma outra, da qual não podia controlar rigorosamente nada. No caso dela, perdeu 1 milhão de THB (cerca de 25 mil euros). Quando se apercebeu da burla, procurou um advogado, apresentou queixa e, neste momento, já foi emitido um mandado de detenção", começa por explicar a fonte, acrescentando, no entanto, que "na Tailândia, a polícia, na maioria dos casos, não procura ativamente criminosos", pelo que a maior possibilidade de Pedro ser detido é se tiver de viajar e usar o passaporte, sendo que o visto de residência de Pedro terá sido renovado há pouco tempo, no Camboja, alegadamente com recurso a um falso passaporte suíço. O de Daniela Pimenta, segundo foi possível apurar, também só expira no final de 2025.
Esta é apenas uma das muitas burlas conhecidas do marido de Daniela Pimenta na Tailândia. Para que os visados se unam e ganhem força, foi criado, inclusivamente, um site a apelar à denúncia de casos semelhantes, algo que tem acontecido com frequência. Além das burlas, há amas, empregadas domésticas e vários profissionais que alegadamente ficaram sem receber pelos serviços prestados ao casal que, apesar de ter conseguido obter largos milhares com as fraudes, estará neste momento na bancarrota.
Em Bangkok, o nome de Pedro Mourato começa a ficar 'queimado' no circuito, e, segundo foi possível apurar, o dinheiro ganho nas burlas estará a ser quase sempre canalizado para o jogo, onde o marido de Daniela Pimenta alegadamente já terá perdido uma verdadeira fortuna. "Ele é viciado em jogo", denuncia a fonte, acrescentando que a situação é cada vez mais delicada para o casal e para os quatro filhos, Noah, de oito anos, Enzo, de seis, Rodrigo, de cinco. Há ainda uma quarta criança que terá nascido já na Tailândia.
As crianças, em idade escolar, chegaram a frequentar um prestigiado estabelecimento de ensino internacional de Bangkok - a Shrewsbury International School - onde só a franquia para cada aluno ronda os cinco mil euros, além de uma anuidade que ascende aos 20 mil euros (80 mil no caso dos quatro filhos). Neste momento, e com o cerco a apertar na Tailândia, o casal acabou por retirar os filhos da escola, mantendo-os consigo nos hotéis e longe do ensino, numa situação que já dura há cerca de seis meses.
Na Tailândia, onde residem há pelo menos três anos, depois de na pandemia terem estado um período de tempo nas Filipinas, nenhum dos dois alguma vez terá exercido qualquer atividade profissional, sendo que desde 2020, altura em que fugiram de Portugal, país a que, se regressarem, serão detidos, vivem do dinheiro conseguido através do esquema de burlas e fraudes.
"Neste momento, eles estão debaixo de uma grande pressão porque não têm dinheiro e estão a saltar de hotel em hotel. Durante muito tempo, conseguiram financiar-se com o dinheiro das burlas, sem deixar rasto, usavam as empregadas de limpeza para fazer os pagamentos que precisassem, mas deixaram de lhes conseguir pagar. Enganaram, além de gente com dinheiro, pessoas muito pobres e que, confiando na boa fé deles, trabalharam sem receber e ficaram a 'arder' com dinheiro que lhes era precioso", conta a fonte.
A 'The Mag' teve ainda acesso à carteira digital de Bitcoins de Pedro Mourato, na qual é visível que, desde 2022, altura em que começou a usá-la, já fez mais de 500 transações, todas elas de elevadas quantias de dinheiro, algo que leva a fonte ouvida pela nossa publicação a crer que o empresário possa, neste momento, estar fazer parte de algo maior. Apesar dos avultados movimentos na conta, neste momento, esta encontra-se a zeros. "As entradas e saídas de dinheiro são bastante elevadas. Acreditamos que possa estar a fazer lavagem de dinheiro para alguns criminosos maiores."
DANIELA PIMENTA: A ASCENÇÃO E QUEDA
Daniela Pimenta tornou-se conhecida dos portugueses depois de participar na segunda edição da 'Casa dos Segredos', em 2011. Desde então, o público passou a seguir e a acarinhar a vida da jovem, que se mostrava simples e muito devota ao pai, com a relação entre os dois a gerar ondas de ternura.
Em 2016, Daniela acabaria por se apaixonar por Pedro Mourato, com a história de amor dos dois a assemelhar-se a um conto de fadas. Ela dizia que ele era um empreendedor e, de facto, era então visível como o estilo de vida da ex-concorrente da 'Casa dos Segredos' melhorava a olhos vistos, com o casal a partilhar casa num luxuoso apartamento com vista para o Estádio da Luz. Um ano depois, dariam as boas-vindas ao primeiro filho e nas redes sociais tudo respirava sucesso e felicidade.
No entanto, não tardaria a que os problemas começassem a surgir. O empresário aproveitava-se então dos contactos privilegiados da mulher para fazer as primeiras burlas conhecidas. A António Queirós, o "pastor" que venceu a mesma edição da 'Casa dos Segredos' em que Daniela participou, a amiga convenceu-o a investir todo o prémio - 120 mil euros - em três negócios fraudulentos. O conhecido pastor de Baião nunca reaveu um cêntimo do dinheiro investido.
"Eu pensava que eles eram realmente meus amigos e, por isso, deixei que eles me desgraçassem a vida. Os amigos não fazem isto. Fiquei complementa agarrado. Não tenho nada. Acreditei neles. Fui ingénuo. Agora tenho de andar a trabalhar dia e noite para pagar dívidas. Tenho de recuperar o dinheiro e conseguir manter o meu negócio, que não tem nada a ver com esses negócios dos burlões, mas que acaba por estar afectado. Não sei, sinceramente, o que vou fazer à minha vida", disse, na altura.
Agora, contactado pela 'The Mag', preferiu remeter-se ao silêncio. Na altura, Daniela e Pedro Mourato convenceram António a entregar-lhes 100 mil euros, que seriam empregues num negócio de dispensadores de protetores solares em cruzeiros, 15 mil num negócio relacionado com o Benfica e mais 13 mil para um comboio turístico.
Um caso semelhante aconteceu com Pedro Teixeira, que era amigo de Daniela Pimenta, e foi persuadido a investir milhares de euros num negócio avultado, alegadamente celebrado com a companhia de cruzeiros MSC, mas todos os documentos foram forjados, assinaturas falsificadas, com o ator a ver-se envolvido na grande burla de Pedro Mourato e a braços com a Justiça. O ator teria, mais tarde, de pagar largos milhares de euros em indemnizações.
Depois de vários casos terem chegado aos tribunais, Daniela Pimenta e o marido, Pedro Mourato, foram declarados contumazes, o que significa que são procurados pelas autoridades portuguesas, mas não conseguem ser localizados, sendo o seu paradeiro incerto. Por essa altura, já tinham fugido, em primeira instância para as Filipinas, e depois para a Tailândia.
Daniela Pimenta sempre negou a evasão, garantindo que tinha decidido mudar-se para aquele país depois de umas férias em que a família se apaixonou pela beleza paradisíaca do cenário encontrado.
"A minha vida mudou completamente. Quando éramos finalmente para voltar para Portugal, os aeroportos fecharam por causa da pandemia e fomos ficando por cá, começámos a gostar de viver nas Filipinas e os miúdos adaptaram-se muito bem. E agora, o Pedro [Mourato, o marido] recebeu uma proposta muito boa de trabalho, por isso vamos morar cá", revelou em 2020 ao Correio da Manhã, acrescentando que não havia previsão de um regresso a Portugal.
"Temos todo o apoio da nossa família. Aqui há escolas internacionais e quando sentirmos que estão reunidas as condições de segurança, os nossos filhos vão começar. De qualquer forma, em casa têm aprendido inglês." Apesar das explicações, estas não convenceram, no entanto, quem há muito já estava por dentro dos esquemas do casal, que chegou a ser também denunciado publicamente pela ama que levou para as Filipinas para tomar conta dos filhos.
"Venho informar-vos que fui burlada pela Daniela Pimenta e pelo marido, Pedro Mourato. Estejam atentas, não trabalhem com esta gente, fui fazer um babysitting para as Filipinas. Além de não pagarem, ainda tive que comprar a viagem do meu bolso e voltar ao meu país com ajuda da minha família", disse na altura a mulher, num apelo desesperado.
Com as denúncias a subirem de tom, Daniela Pimenta começou a optar pelo silêncio. À 'The Mag', não respondeu às tentativas de contacto e nas redes sociais a sua interação é cada vez mais espaçada, e sempre em mensagens em que denota alguma tristeza por estar afastada de tudo e todos, nunca relevando quaisquer pormenores da sua vida atual, nem partilhando imagens do marido, que na Tailândia chegaram a residir num condomínio de luxo. A situação degradou-se nos últimos meses com o casal a estar neste momento sem saída, a tentar sobreviver num cenário cada vez mais delicado.