O fenómeno de popularidade da princesa Leonor, que herda o melhor dos pais e conquista em definitivo Espanha e o mundo
Aos 20 anos, a princesa herdou o carisma e estilo da mãe, mas é também elogiada pelo compromisso com a Coroa, por afinidade ao pai. Vista como correta, íntegra e leal, Leonor simboliza esperança para o futuro da monarquia em Espanha e populariza-o entre os jovens, que a idolatram e a colocam num pedestal. Depois de ter crescido num centro de um furacão de polémicas, a filha mais velha dos reis Felipe e Letizia tenta impor uma neutralidade que se assume como um novo caminho a seguir no país vizinho.Leonor cresceu no meio de uma revolução no Palácio Zarzuela. Viu o avô, Juan Carlos, cair em desgraça, assistindo, depois, ao corte de relações deste com Felipe VI, enfrentou com placidez os constantes rumores de separação dos pais, sentiu, muitas vezes, a antipatia dos espanhóis em relação à mãe e tinha ainda 12 anos quando se viu, involuntariamente, no centro da sua primeira polémica quando, durante uma missa na Semana Santa em Palma de Maiorca, viu Letizia afastar a sogra, a Rainha Sofia, dela e da irmã, impedindo o contacto entre avó e netas. Na altura, Leonor, ao aperceber-se do desagrado da mãe, acabaria por se afastar automaticamente da avó, mostrando assim que a sua fidelidade a Letizia estava acima de tudo.
No entanto, nunca seria visada nem nessa nem noutras polémicas que marcariam a Coroa uma vez que, e até agora, aos 20 anos, cresceu sempre com o bom colo dos espanhóis. A sua simpatia e a forma como assumiu, sempre com um sorriso, os seus pesados deveres enquanto herdeira ao trono - na sua idade está a cumprir três anos de uma rígida formação militar - faz com que o carinho em torno da filha mais velha dos reis de Espanha dispare. “Há um certo fenómeno de fãs. Entre os jovens, ela tem excelentes índices de aprovação, inclusive na Catalunha. E o mais curioso é que ela supera os pais, pois atrai um grande público jovem”, revela um especialista em sociologia à 'Vanity Fair'.
Os estudos mais recentes mostram bem como Leonor tem conquistado cada vez mais preponderância. Num dos últimos, o Rei Felipe VI surge como o membro da família real com a maior taxa de aprovação entre os espanhóis, com 6,31 em 10, mais Leonor aparece colada ao pai, com 6,25, seguida da irmã, a Infanta Sofia, com 5,91, e da Rainha Letizia, com 5,7.
No entanto, se a questão é feita aos jovens da sua geração, ela bate todos os membros do clã, superando o pai em quase três pontos percentuais, com 5,66, face aos 5,39 do rei. O efeito é ainda mais visível nas redes sociais, onde as pesquisas pelo nome da herdeira dispararam, e onde Leonor surge, à semelhança da mãe, como um ícone de estilo, mas entre os jovens da sua geração, sendo que a sua imagem idílica - loira de olhos azuis, quase comparada ao estereótipo de uma verdadeira princesa - ajuda a granjear fama, não só no país vizinho, como um pouco por todo o mundo, uma vez que em diversos países asiáticos, por exemplo, a princesa supera a fama da mãe e surge como o rosto mais visível da monarquia espanhola, num fenómeno global já apelidado como 'Leonormania'.
Além disso, a jovem é ainda a escolha de eleição para capas das mais conceituadas revistas do segmento, o que mostra bem como está a crescer com o melhor da mãe: elegância, pulso firme e sobriedade, mas também do pai, bem preparada para as intempéries institucionais. Atingida a maioridade, Leonor aceita cada vez mais compromissos oficiais, mas está longe de um estatuto como os herdeiros ao trono britânico, trabalhando com um orçamento reduzido e ainda não tendo, por exemplo um staff próprio, trabalhando com recursos mais limitados - enquanto o Palácio de Buckingham tem um orçamento anual de 99,5 milhões de euros, o Palácio da Zarzuela trabalha com 8,4 milhões.
Como resultado da sua personalidade, mas também da forma como se entrega sem reservas ao compromisso com a Coroa, Leonor não podia ser mais acarinhada pela sociedade espanhola. “Adoro a princesa Leonor. Tem uma educação incrível e um sentido de dever admirável. É extremamente bem preparada e é impressionante como fala desde muito nova, como se apresenta em público e o domínio que tem das várias línguas que fala", fez saber Eugenia Martínez de Irujo, Duquesa de Montoro e filha da Duquesa de Alba.