- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

O misterioso desaparecimento de Carloto Cotta em véspera de julgamento. Ator falha 'Globos' e arreda-se da vida pública

Numa altura em que um dos seus trabalhos o lança, inadvertidamente, para a ribala, ator fecha-se em copas preparando-se para o julgamento do caso em que é acusado de nove crimes sexuais, que tem início em outubro. Uma polémica que o fez arredar-se do lado mais mediático, desaparacendo de cena e falhando, inclusivamente, a gala em que o esperava uma distinção.
Por Rute Lourenço | 30 de setembro de 2025 às 20:37
Carloto Cotta Flash
Foto: Media Livre
Foto: Medialivre
Carloto Cotta Flash
Carloto Cotta Foto: Liliana Pereira
Carloto Cotta Foto: Liliana Pereira

Este é um ano que, provavelmente, Carloto Cotta preferiria riscar do calendário. Ainda 2025 estava no início quando o ator viu a maior polémica da sua vida explodir publicamente. Em fevereiro, vinha para praça pública a denúncia de uma mulher que o acusava de nove crimes sexuais, com o Ministério Público a dar seguimento a um processo que chocaria o País pelos seus contornos macabros. É que, durante mais de 24 horas, a estrela de filmes como 'Diamantino' tinha mantido 'Maria' – nome fictício – em cativeiro na sua moradia de Colares, em Sintra, fazendo-a viver num verdadeiro cenário de horror.

pub

O ator e a queixosa conheceram-se no início de 2023 numa livraria em Cascais e, depois de algumas conversas nas redes sociais e troca de mensagens, Carloto convidou-a para um passeio em Sintra, onde residia, levando-a depois a conhecer a vivenda onde morava. A visita percorreu a casa de dois pisos e terá terminado no quarto onde, de acordo com 'Maria', o ator lhe mostrou um "preservativo XL" e "exibiu os órgãos genitais". Face à abordagem, 'Maria' terá dito que estava com uma hemorragia e que se queria ir embora, ignorando na altura que o seu pesadelo estava apenas a começar. 

Carloto Cotta Flash
Carloto Cotta Flash
Carloto Cotta em 'Elite' Flash

Perceberia rapidamente que a porta estava trancada e que a chave se encontrava na posse de Carloto que se terá recusado a deixá-la sair. "Disse que não podia ir embora, que estava com uma tensão sexual e que ela tinha de o servir de qualquer maneira”. Depois, “com o uso de força física, agarrou-a por um braço, deitou-a num sofá da sala e colocou o seu corpo por cima do dela, com o que a imobilizou”. Masturbou-se, de seguida, para cima de Maria, tendo-a forçado, alegadamente, a fazer sexo oral. Mesmo depois do ato sexual, continuou sem deixar a vítima sair de casa. Terá, posteriormente, obrigado a vítima a permanecer "ao pé de si a ouvi-lo citar poesia até de manhã” ou, noutra ocasião, obrigado 'Maria' a lavar a loiça, enquanto lhe "batia e cuspia". Terá ainda ameaçado a vítima várias vezes ao longo da noite. "Tu não me enerves, porque se tu me tocas eu mato-te em legítima defesa". A queixosa terá conseguido fugir de casa por uma janela do primeiro andar, tendo sido interpelada por testemunhas a quem pediu ajuda. Apresentou queixa nesse mesmo dia na polícia e foi assistida no Hospital Amadora Sintra.

pub

Em sua defesa, Carloto disse que as acusações eram "exacerbadas e fantasiosas", mas a verdade é que, depois de estas terem sido tornadas públicas, alguns seguidores reconheceram este cenário de horror como fazendo parte de um dos filmes protagonizados pelo ator, 'Paixão', em 2012. No entanto, nesse filme é ele o aprisionado, ficando sujeito aos devaneios de uma mulher. "Após perder a sua filha e o seu marido, Maria aprisiona um jovem que conheceu numa festa e tenta reconstruir com ele a sua família. Essa relação de loucura, paixão e ódio vai mexer com o destino dos dois", pode ler-se na sinopse, que muitos fãs reveem, de alguma forma, do cenário de horror criado pelo ator em relação à vítima, numa espécie de paranoia

pub

No entanto, o facto de o caso ter vindo para a esfera mediática atirou o ator para um certo recolhimento. A última publicação nas redes sociais data de janeiro e, apesar de estar atualmente com um trabalho visível, a série 'Casa Abrigo', na RTP, não há novos projetos conhecidos para Carloto, que espera que a poeira possa assentar, o que não é expectável que aconteça nos próximos tempos, uma vez que está marcado para outubro o início do julgamento pelos crimes sexuais, o que traz todo o caso novamente para uma zona mais exposta.

Carloto Cotta Flash
Carloto Cotta Flash
Carloto Cotta Flash

Além disso, e numa altura em que pretenderia estar mais vetado ao esquecimento, o ator acaba por ver inadvertidamente o seu nome explodir para a ribalta, uma vez que o último filme em que participou, 'Banzo', tem estado em grande destaque. Além de ter sido a película escolhida para representar Portugal na cerimónia dos Óscares, foi recentemente vencedor do 'Globo de Ouro', mas Carloto, um dos grandes protagonistas, falharia a cerimónia, resguardando-se num dos momentos mais duros da sua vida.

pub

Recorde-se que, e numa altura em que o julgamento por violação se aproxima, ainda não é certo se a queixosa irá prestar declarações em tribunal, uma vez que ainda se encontrará a recuperar do trauma. O pedido de indemnização cível ronda os 40 mil euros.

Saber mais sobre

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub