- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Oh la la! Durão Barroso e a mulher deram festa de arromba, com convites marotos e uma lista de famosos ao mais alto nível

A organização do "festim" ficou a cargo da Joana, a nova mulher de Durão Barroso, e percebe-se que não lhe falta humor. Escreveu convites marotos onde pediu que as senhoras fossem com "decotes profundos e saltos de dar vertigem", deixou contactos de uma loja de decoração de luxo para os convidados oferecerem prendas e conseguiu reunir, debaixo do mesmo teto, um Presidente da República e três supostos candidatos a candidatos ao cargo. O "festim" foi de "grito e apito", como diria o cronista de social Carlos Castro.
Por João Bénard Garcia | 26 de outubro de 2023 às 23:08
Durão Barroso, Joana Gonçalves Flash
Durão Barroso, Joana Gonçalves Flash
Durão Barroso, Joana Gonçalves Flash
Durão Barroso, Joana Gonçalves Flash
Durão Barroso, Joana Gonçalves Flash
Durão Barroso, Joana Gonçalves Flash

Depois da festa mais íntima que o novo casal José Manuel Durão Barroso, de 67 anos, e Joana Gonçalves, de 51, deu para um grupo de 50 pessoas mais próximas a 15 de julho - o dia em que se casaram no castelo fortaleza de São João do Arade, na praia da Angrinha, em Ferragudo, Silves -, eis que os pombinhos decidiram dar um festim, e desta vez de arromba, para 250 convivas no Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda, em Lisboa. E que "festim" (sim, está aqui entre aspas porque foi o nome que noiva deu ao encontro nos convites que enviou). Mas já vamos ver como foi "de grito e apito", como dizia o antigo colunista do social nacional Carlos Castro.

Nada faltou: desde figurões da política, maioritariamente do PSD e CDS, a convites marotos e até a sugestões de prendinhas para o casal numa loja lisboeta de decoração de luxo, com a desculpa de que a propostas eram apenas para "aliviar qualquer falta de imaginação para quem simpaticamente insiste em nos oferecer qualquer coisa", como revela ter lido no convite o jornal Tal&Qual, que também afirma ter "estado" na festa.

pub

No "festim", como lhe chamou reiteradamente a nova "Senhora Durão Barroso", Joana Gonçalves, que a The Mag revelou em exclusivo em julho deste ano ser uma verdadeira "princesa da Disney", uma ilustradora de livros infantis que fez sonhar milhares de crianças, houve liberdade para estar, circular e até divulgar pormenores. Porém, poucos foram os convidados com coragem para contar o que lá se passou, sabendo de antemão que o "noivo" gosta de discrição.

ATÉ MARCELO ALINHOU NA "MAROTICE"

pub

Se os cerca de 50 convidados do casal Zé Manel e Joana estavam informados a 15 de julho que a cerimónia e a festa no Algarve eram para manter em sigilo absoluto, quase um segredo de Estado à prova de "atentado" dos paparazzi, o forrobodó de dia 21 de outubro na Tapada da Ajuda foi impossível de controlar e acabou transpirando qualquer coisinha para a comunicação social.

E, desta vez, a culpa não foi de Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República que foi uma das 250 pessoas que recebeu o convite para celebrar o amor, que dura há seis anos e uns meses, entre Zé Manel e Joana, ou melhor, entre Joana e Zé Manel, pela ordem em que vinha no convite. Ah, e ficou-se também a saber, pelo discurso do "noivo", que os pormenores da organização estiveram a cargo da "noiva", agora a nóvel "Senhora Durão Barroso", o que explica a informalidade... E até uma certa marotice.

pub

DECOTES PROFUNDOS E SALTOS VERTIGINOSOS

E porquê marotice?, pergunta o leitor. Porque quem os escreveu (a criativa Joana Gonçalves) desafiou as senhoras a "darem o seu melhor" e a usarem "decotes profundos e saltos de dar vertigem", ao passo que no caso dos cavalheiros foi mais contida e só lhes recomendou "fato escuro", dando-lhe liberdade de escolha quanto às gravatas: "As gravatas e acessórios ficam ao discernimento de cada um".

E ao ribombar das cornetas para a festa de Joana e Zé Manel responderam pessoas conhecidas que nem nós imaginaríamos que lá iriam ver desfilar e ver dançar "senhoras com decotes profundos e saltos de dar vertigem" e cavalheiros "com acessórios" à vontade do freguês. O mesmo jornal conta quem lá foi. Nós acreditamos! E até ficámos a saber que Marcelo foi estrela da festa e brilhou... entre as crianças.

pub

"BIG" DESFILE DE PRESIDENCIÁVEIS

É que não é para todos a possibilidade de juntar, debaixo do mesmo teto do pavilhão onde o rei Luís I organizou em 1884 a 3.ª exposição agrícola nacional, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e ainda os candidatos presidenciais à direita do expectro político Pedro Passos Coelho, o ex-primeiro ministro que se afastou das lides políticas, mas pode regressar a qualquer momento; o comentador televisivo Luís Marques Mendes, que já anunciou a sua disponibilidade para ser candidato à sucessão de Marcelo; e ainda o consultor e comentador da TVI Paulo Portas, e também putativo candidato a candidato a Belém, em janeiro de 2026.

pub

Só que com acessórios ou sem acessórios, outros cavalheiros e senhoras acorreram à Tapada da Ajuda para dar um beijo à nova consorte de Durão Barroso e apertar o bacalhau ao ex todo poderoso Senhor Europa. A lista é extensa e quase toda tirada a limpo dos cadernos da militância social democrata, a família de origem de Durão. Por lá passou Luís Montenegro, o atual presidente do partido, a fiel ex-ministra das Finanças de Zé Manel, Manuela Ferreira Leite, mas também o presidente da câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e o autarca do Porto, Rui Moreira.

OS PRESENTES... E OS AUSENTES

pub

Do Norte veio também o empresário António Rios Amorim, herdeiro de Américo Amorim, o falecido Rei da Cortiça, o empresário e milionário António Mexia, o advogado e ex-ministro adjunto de Durão, José Luís Arnaut, o também advogado e ex-ministro Nuno Morais Sarmento, e ainda, para surpresa de muitos, mas perfeitamente aceitável e compreensiva, depois de o casal Joana e Zé manel terem estado a 7 de outubro no seu casamento em Mafra, a presença da infanta Maria Francisca de Bragança e do marido, o jurista Duarte Maria Araújo Martins.

Sabe-se ainda que na longa lista de convivas convocados para a Tapada da Ajuda constavam o ex-Presidente da República Aníbal António Cavaco Silva e esposa, o presidente da Câmara da Figueira da Foz Pedro Santana Lopes e o patrão de comunicação social Francisco Pinto Balsemão, mas o histórico fundador do PPD e seu militante número 1 preferiu ficar em casa a repousar e não se meter em confusões. Ou então temeu pelo seu coração, que, aos 86 anos, ficaria abalado por ladear com algum excesso de volume de senhoras com "decotes profundos e saltos de dar vertigem" que o convite sugeria.

UMA "NOIVA" MUITO À FRENTE 

pub

Depois de ter estado casado com Margarida Sousa Uva durante 36 anos, o ex-primeiro ministro espantou todos ao anunciar, já em 2023, que se tinha apaixonado de novo e ia casar. Assim que a notícia saiu, a The Mag pôs-se em campo e foi tentar saber quem era, afinal, a sortuda futura "Senhora Durão Barroso". E descobriu.

Durão Barroso Foto: Tiago Sousa Dias
Durão Barroso Foto: Tiago Sousa Dias
Durão Barroso Foto: Tiago Sousa Dias
Durão Barroso Foto: Tiago Sousa Dias
Durão Barroso Foto: Tiago Sousa Dias
Durão Barroso Foto: Tiago Sousa Dias

Ficámos a saber então que Joana tinha conhecido José Manuel em 2017, através de Guilherme Barroso, o filho mais velho do ex-político, mas que não foi imediata a faísca entre a proficiente ilustradora de livros infantis, e também tradutora de contos para os pequeninos oriundos da nação que fala a língua de Shakespeare, e o ex-primeiro ministro, recém viúvo.

pub

Licenciada em História de Arte pela Universidade Clássica de Lisboa, esta designer e ilustradora - que uma amiga íntima de José Manuel Durão Barroso descreve como sendo "uma mulher muito alegre, genuinamente boa pessoa" e que "trouxe uma boa luz à vida do José Manuel" - trabalhou, até 2005, no Museu das Crianças, uma instituição criada em 1990 por Margarida de Lancastre, de quem sempre foi muito amiga.

A NOIVA DO MUNDO ENCANTADO

Antes mesmo de se formar em História de Arte em 1996, Joana Gonçalves já colaborava com a amiga que foi sua mentora e uma verdadeira máquina no voluntariado - Margarida de Lancastre. Esta, além de ter fundado o Museu das Crianças, que funcionava no Jardim Zoológico de Lisboa e era único em toda a península Ibérica, ensinou mineiros a ler, montou um sistema de assistência social numa aldeia, fundou a Associação Acordar História Adormecida, montou musicais e foi uma das impulsionadoras da Associação Internacional de Museus das Crianças. Joana esteve quase todo o tempo ao lado da mentora e amiga.

pub

 

Foi mesmo com Margarida que Joana Gonçalves deu os primeiros passos no mundo encantado das histórias infantis. E foi com a sua mentora que se apaixonou por este mundo encantado ao estilo da Disney. Com jeito e gosto pela ilustração infantil, a nova senhora Durão Barroso desenha bonecos para o público infantil, produz vídeos para casamentos e baptizados e decora festas para crianças.

pub

Por isso não é de estranhar que as ilustrações para festa de celebração do matrimónio que o casal deu dia 21 de outubro na Tapada da Ajuda foram todas desenhadas por Joana. O tema? O lazer no século XIX, uma homenagem ao pavilhão onde organizou a festa e um tributo ao matrimónio, com imagens abundantes deste cerimonial.

E MARCELO? PORQUÊ "ENTRE AS CRIANÇAS"?

Pois, achavam que nos tínhamos esquecido do nosso Presidente e do seu papel nesta festa? Nada disso. Quem esteve presente revela que "Celinho" foi figura central do momento mais público da noite. Pelas 23 horas, quando alguns convivas já ameaçavam chamar um UBER, ou para os mais clássicos um táxi de praça, eis que José Manuel Durão Barroso e a esposa, Joana, foram ao centro da pista de dança, com os netos dele e os sobrinhos dela e fizeram questão de também chamar à sua presença Marcelo, que não falou, mas ficou apenas com as mãos nas costas de duas das crianças, por sinal as mais velhinhas, e assistiu, sorridente, ao discurso do noivo. Desconhecesse se, no epílogo da festa, "Celinho" fez a análise ou comentou a mesma.

pub
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub