- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
The Mag - The Weekly Magazine by FLASH!

Quem é Manuel Santana Lopes? O agente de famosos, que quase se tornou num deles, e é acusado de burlas de milhares

Entrou de forma discreta no meio das celebridades e foi subindo degraus na estrutura da agência Notable. Com o passar dos anos, Santana Lopes tornou-se tanto num profissional de sucesso como amigo e confidente de várias figuras públicas, com quem convivia fora do trabalho. É agora acusado de ter abusado da confiança de Carolina Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira para os lesar em centenas de milhar de euros. Entenda a história que perturbou, esta quinta-feira, o mundo dos famosos.
13 de março de 2025 às 23:40
Tiago Teotónio, Manuel Santana Lopes, Carolina Patrocínio Foto: Flash

A notícia 'estoirava', na manhã desta quinta-feira, 13, como uma espécie de mau agoiro no mundo das celebridades: Manuel Santana Lopes, afamado agente de figuras públicas, era acusado de desviar milhares de euros das contas de dois famosos: Carolina Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira, numa quantia que rondaria os 250 mil euros. As burlas, levadas a cabo ao fim do último ano, terão sido várias e subtis ao ponto de só terem sido descobertas numa fase já avançada, no momento em que o marido de Patrocínio, Gonçalo Uva, terá encontrado as divergências entre os valores faturados e recebidos. Perante a discrepância, a apresentadora terá confrontado a CEO da Notable, a agência na qual Santana Lopes trabalhava há oito anos e era chefe de operações. E o que inicialmente se pensou poder tratar-se de um lapso de contabilidade tornou-se no maior pesadelo para Inês Mendes da Silva, que descobriria da pior forma a traição daquele que tinha vindo a subir na hierarquia da empresa, tornando-se numa das suas pessoas de confiança.

pub

O caso levantou várias questões e centrou as atenções no nome de Manuel Santana Lopes? Afinal, quem é o funcionário de uma das agências mais conhecidas em Portugal, a Notable - responsável por gerir carreiras como a de Cristina Ferreira, Madalena Abecassis ou Pedro Teixeira - e de que forma teria perpetuado as burlas?

Manuel Santana Lopes Foto: Flash

Para entendermos a ascensão do profissional, temos de regressar ao momento em que Manuel Santana Lopes ingressa na Notable, há cerca de oito anos. Formado em Comunicação Social, começou o seu percurso como um qualquer funcionário da empresa, mas o seu sentido de compromisso e a relação de amizade e confiança que estabeleceu com várias figuras públicas levaram a que fosse subindo degraus na hierarquia. "É muito fácil gostar-se do Manel. Ele é afável, diplomata e tem o perfil ideal para ser agente de figuras públicas. A ascensão dele não foi meteórica, não se deveu a cunhas, nem nada do género. Ele era um bom profissional e conquistou a confiança de muita gente, inclusivamente da dona da empresa (Inês Mendes da Silva)", diz uma fonte, acrescentando que toda a gente aplaudiu o crescimento profissional de Manuel. "Ao contrário de muitas subidas, que podem gerar questões e invejas, esta foi muito natural. Toda a gente achou merecido. O Manel é daquelas pessoas de que praticamente toda a gente gosta."

pub
Inês Mendes da Silva, Cristina Ferreira e Manuel Santana Lopes Foto: Flash

Numa agência da dimensão da Notable – que fatura muitos milhares de euros por mês e é a preferida de muitas caras conhecidas – o agente não tinha mãos a medir com tanto trabalho e foi conquistando outro tipo de funções, tornando-se nos últimos três anos Associate Partner & Chief of Operations da empresa. Estabelecia também laços de amizade fortes com várias figuras públicas, com quem passou a conviver fora do trabalho. Era frequente vermos, nas redes sociais, Santana Lopes ao lado de várias caras conhecidas, como Pedro Teixeira ou Tiago Teotónio Pereira, este último, um dos lesados, tinha uma estima tão grande pelo agente que o convidou para ser seu padrinho de casamento com  Rita Patrocínio. A amizade e laços especiais faziam com que Manuel se transformasse, aos poucos, ele próprio, numa figura medianamente conhecida no panorama social português, fazendo parte dos momentos mais pessoais, e especiais, da vida das estrelas como aniversários, jantares de fim de semana ou casamentos. "Claro que não tinha a dimensão de uma figura pública de topo, mas o nome dele tornou-se conhecido devido a esta proximidade com algumas pessoas. Era o homem que sabia o segredo de muitas caras conhecidas e ainda por cima era bom a guardá-los. Conquistou a amizade de muita gente e de forma fácil pela sua maneira de ser empática. Isto é um choque, porque à partida não encaixa", descreve-nos uma fonte próxima de Santana Lopes.

pub

Dado o perfil discreto e low profile do agente, a notícia caiu como uma 'bomba' no meio, onde ainda ninguém consegue acreditar que Manuel Santana Lopes tenha sido capaz de levar a cabo tal burla. "Foi um choque para todos, principalmente para os lesados e para a Inês, pessoas que confiavam nele. Era mais do que uma relação profissional, eram amigos. E por isso o golpe ainda foi mais duro de gerir", explica uma outra fonte, acrescentando que as burlas foram possíveis devido à confiança e relação pessoal que o agente mantinha com Carolina Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira. 

Casamento de Tiago Teotónio Pereira Foto: Flash

A FLASH! sabe que, ao ser confrontada com o desacerto de contas, e depois de descobrir o esquema levado a cabo por Santana Lopes, a Notable ressarciu, de imediato, Carolina Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira nos milhares de euros em que foram lesados pelo agente, que se encontrava de férias fora do País quando tudo aconteceu e terá sido demitido de funções assim que chegou a Portugal. Neste momento, estarão também a decorrer conversações entre advogados de ambas as partes para se chegar a um acordo pela via do diálogo, de forma a que Manuel Santana Lopes assuma as responsabilidades financeiras das burlas. 

pub

Depois de a notícia ter vindo a público, algumas personalidades, como a atriz Inês Herédia, posicionaram-se ao lado de Inês Mendes da Silva, a CEO da Notable, melhor amiga de Cristina Ferreira, enquanto Manuel Santana Lopes – que é filho de Paulo Santana Lopes e sobrinho do político Pedro Santana Lopes – desativou todas as suas redes sociais.

AS MOTIVAÇÕES DA BURLA

pub

Uma das questões que foram levantadas no meio de toda esta polémica prende-se com as razões que levaram Manuel Santana Lopes a lesar estas figuras públicas, sendo que até ao momento ninguém conseguiu chegar a nenhuma conclusão. "Esta é a pergunta que não tem resposta, ainda. Porquê? Ele é um profissional estimado, tinha uma carreira de sucesso, sempre demonstrou ser uma pessoa íntegra. Toda a gente pergunta o que se terá passado aqui para isto acontecer, mas até agora não há nenhuma resposta", admite a fonte.

Manuel Santana lopes Foto: Flash

Tudo o que se possa dizer são especulações e suposições baseadas numa análise quase social da realidade aos dias de hoje. Um agente de figuras públicas, até para aqueles que até ganham acima da média como era o caso de Santana Lopes, não é uma figura pública, mesmo que os papéis se possam, a dada altura, confundir, criando ilusões perigosas, como uma espécie de maçã envenenada. E se é sabido que nem todos podemos comprar os sonhos que as ditas celebridades 'vendem' nas redes sociais, essa disparidade de vidas poderá ser mais difícil de encaixar quando, estando nós à porta da festa, depois não podemos entrar. 

pub

E se, naturalmente, isso não é justificativo de uma quebra de confiança desta natureza, a questão não deixa de se colocar: não estará na altura de repensarmos as vidas perfeitas que diariamente são pintadas nas redes sociais, criando, muitas vezes, a sensação de que o que se tem não basta quando comparado com quadrados de Instagram em que acontece sempre qualquer coisa de entusiasmante, glamoroso ou estonteante? 

Saber mais sobre

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub