- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Quem é o homem que conquistou Kamala Harris... num "blind date"? A história de amor (e muitas loucuras) da candidata à presidência dos Estados Unidos

Advogado, professor e marido "orgulhoso" de Kamala Harris, Doug Emhoff leva para a campanha às presidenciais os dois filhos e a ex-mulher para apoiar a candidata democrata.
Por Amarílis Borges | 29 de agosto de 2024 às 22:47
Casamento de Kamala Harris Foto: DR
Kamala Harris e Doug Emhoff Foto: Medialivre
Kamala Harris e Doug Emhoff Foto: Medialivre
Kamala Harris e Doug Emhoff Foto: Medialivre
Kamala Harris e Doug Emhoff Foto: Instagram
Kamala Harris e Doug Emhoff Foto: Instagram
Kamala Harris e Doug Emhoff Foto: Instagram
Kamala Harris e Doug Emhoff Foto: Instagram
Kamala Harris e Doug Emhoff Foto: Instagram
Kamala Harris e Doug Emhoff com os filhos Foto: X
Kamala Harris e Doug Emhoff com os filhos Foto: X

Falta pouco mais de dois meses para as eleições presidenciais nos Estados Unidos e a expectativa à volta da candidata democrata Kamala Harris cresce a cada dia. Se chegar ao principal cargo da Casa Branca, Kamala tornar-se-á na primeira mulher presidente dos EUA, o seu marido, Douglas Emhoff, será o primeiro primeiro-cavalheiro e a família da candidata poderá ser a primeira ‘família mista’, com madrasta, enteados, ex-mulher, podemos falar até em primeira co-parentalidade na casa branca.

Como o próprio enteado de Kamala, Cole Emhoff, afirmou num vídeo apresentado na convenção democrata em meados de agosto: "Podemos não parecer com outras famílias da casa branca, mas estamos prontos para representar todas as famílias da América".

pub

Mas como é que a família de Kamala Harris mudou tanto há 10 anos? A história da vice-presidente e do marido tem alimentado várias páginas da imprensa internacional. A paixão foi rápida, o namoro avançou para casamento no espaço de um ano e seis anos depois os dois fizeram grandes mudanças de vida, ela como braço-direito de Joe Biden e ele a deixar a carreira como advogado para a qual investiu durante 30 anos.

Doug Emhoff contou no seu discurso na convenção democrata que conheceu Kamala em 2013, depois de uma conhecida ter servido de cupido para os dois. "Uma cliente feliz ofereceu-se para combinar um encontro às cegas ('blind date'), que é como eu acabei com o número de Kamala Harris [então procuradora-geral da Califórnia]. Por gerações as pessoas discutiram quando devem ligar para a pessoa a quem estão a tentar juntar, e nunca na História ninguém sugeriu 8h30 da manhã, e, mesmo assim, foi quando eu liguei", contou o segundo-cavalheiro.

pub

Doug, de 59 anos, deixou uma mensagem de voz constrangedora para Kamala. "A propósito, Kamala guardou esta mensagem e obriga-me a ouvir em todos os aniversários", revelou também, a arrancar gargalhadas da plateia. No mesmo dia, os dois falaram por telefone "durante uma hora". "E rimos, adoro aquela gargalhada", afirmou, orgulhoso. Aliás, "orgulhoso" é a palavra que Doug mais usa para falar da mulher nas publicações que faz nas redes sociais. Na biografia do Instagram, é assim que ele se apresenta: "Segundo-cavalheiro dos Estados Unidos. Pai dedicado. Marido orgulhoso de Kamala Harris."

Doug estava divorciado da primeira mulher, a produtora Kerstin Emhoff, há cinco anos quando conheceu Kamala, e tinha dois filhos adolescentes, Cole e Ella, do primeiro casamento. O plano era viver a nova relação com calma, com passos pequenos, mas não foi bem isso o que aconteceu. No vídeo publicado em agosto, Cole recordou como foi engraçado ver o pai e Kamala apaixonarem-se. Ambos tinham 49 anos na altura mas "agiam como adolescentes", disse o rapaz, que conheceu a madrasta após dois meses do namoro de Doug e Kamala.

pub

O casamento aconteceu no ano seguinte no tribunal de Santa Barbara, com momentos simbólicos para representar as heranças culturais dos dois, ele usou uma grinalda de flores como homenagem às raízes indianas de Kamala, e ela partiu um copo para celebrar as tradições judias do marido.

Casamento de Kamala Harris Foto: DR

Apenas dois anos após o casamento, em 2016, Doug e Kamala mudaram-se para Washington, onde a ex-procuradora-geral assumiu o cargo de senadora. Doug trocou a vida de advogado das áreas do entretenimento, desporto e media para ser sócio do escritório DLA Piper, mas só até 2020.

pub

A passagem de Kamala pelo senado também foi rápida e só o tempo de ela dar o salto para a vice-presidência dos EUA. Doug Emhoff decidiu então deixar a sociedade de advogados e fez a transição para o ensino, tornando-se professor do Centro de Direito da Universidade de Georgetown em Washington.

O filho de Doug contou naquele vídeo que foi uma transição "difícil" depois de 30 anos como advogado. O pai era chamado pela sua mãe de "o tipo das crises, porque ele era a primeira chamada de toda gente", uma ética de trabalho que ele já mostrava na adolescência, como funcionário do mês (vários meses seguidos) de um McDonald’s de Los Angeles.

pub

Se por um lado Kamala abraçou toda a vida de Doug, os dois filhos - Cole e Ella-, tornou-se amiga da ex-mulher do marido e deu um novo significado aos encontros familiares, com jantares regulares com todos aos domingos, Doug mergulhou na vida política da mulher. A religião também faz parte da vida do casal: a vice-presidente visita a sinagoga com o marido, e ele vai à igreja com ela na Páscoa.

Como morador da Number One Observatory Circle, a residência oficial da vice-presidente norte-americana, Doug está ao lado de Kamala em vários eventos públicos, assumiu um discurso contra o racismo e ódio aos judeus e é conhecido por não conseguir esconder as expressões à frente das câmaras, seja de alegria ou de raiva - como quando um homem subiu ao palco para tirar o microfone de Kamala Harris e Doug subiu ao palco para retirar o homem do local. 

Marido de Kamala Harris Foto: DR
pub

QUEM SÃO E O QUE FAZEM OS FILHOS DE DOUG

Criticada pela campanha de Donald Trump por não ter filhos, Kamala Harris tem uma forte ligação com os dois enteados, Cole e Elle. O mais velho está quase a fazer 30 anos e Elle tem 25 anos. Em 2019, Kamala escreveu um ensaio na ‘Elle’ em que dizia que "de todos os títulos" que já teve, "Momala" é o seu "favorito".

pub

"Momala" (uma junção de "mom" e Kamala) é o nome que os filhos de Doug Emhoff escolheram por não gostarem de "madrasta". Para a candidata democrata, os dois eram "crianças brilhantes, talentosas e engraçadas que se tornaram adultos notáveis". "Eu já estava agarrada ao Doug, mas acredito que foram Cole e Ella que me fisgaram", escreveu naquele ensaio.

Na campanha de 2020, Kamala contou com o apoio de Elle em alguns momentos e nesta campanha quem saiu das sombras foi Cole, que discursou na convenção democrata antes de apresentar o pai.

pub

Elle está a investir na carreira de modelo e designer de moda desde janeiro de 2021, e já desfilou para a Balenciaga. Cole terminou a licenciatura de psicologia em 2017, no Colorado, mas escolheu outro caminho profissional. O jovem começou a dedicar-se à produção de filmes numa empresa co-fundada por Brad Pitt, Brad Grey e Jennifer Aniston, a Plan B Entertainment, em que apenas Brad manteve-se na administração até hoje. Não é por isso de estranhar que ele tenha feito o filme de apresentação do pai para a campanha de Kamala Harris.

Em outubro do ano passado, o novo produtor casou-se com a namorada da adolescência, Greenley Littlejohn, e deu um lugar especial à madrasta (ou "momala"), o papel de oficiante do casamento.

pub

A EX-MULHER QUE ENTRA NA CAMPANHA DAS PRESIDENCIAIS

A ex-mulher de Doug Emhoff, a produtora de cinema e CEO da Prettybird, Kerstin Emhoff, também assumiu um papel de destaque na campanha de Kamala Harris. Aliás, em 2020 já tinha feito algumas declarações de apoio à nova mulher do ex-marido.

Doug e Kerstin Emhoff Foto: Instagram
pub

Mais recentemente, Kerstin voltou a falar no orgulho que sente do pai dos seus filhos, com quem foi casada por 16 anos. "Após 33 anos de amizade inabalável e de dois filhos fantásticos, estou incrivelmente orgulhosa deste homem e da nossa família mista. Esta semana excedeu todas as minhas expectativas. Estou entusiasmada por passar os próximos 74 dias a trabalhar arduamente para ajudar Doug e Kamala a ganhar em novembro!", escreveu no Instagram.

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub