- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Tony Carreira. O ano em que foi do céu ao inferno

Aos 57 anos, Tony Carreira já passou por tudo na vida: nasceu numa aldeia perdida na serra e tornou-se milionário após cumprir o sonho de menino. Mas o último ano, que prometia muito, acabou por se tornar num pesadelo sem fim. Agora, o cantor quer "recomeçar". Que não lhe faltem as forças.
Por José Lúcio Duarte | 07 de outubro de 2021 às 23:36
tony Carreira, josé alberto carvalho Foto: Flash

O sonho de menino de Tony Carreira tornou-se, mais uma vez, a sua força. Em criança, o menino que vivia na Pampilhosa da Serra sonhava com um futuro na vida. Tornou-se um dos maiores cantores românticos em Portugal, com uma legião de fãs. O sucesso deu-lhe tudo, mas a vida tirou-lhe um dos bens mais preciosos que tinha: a filha, Sara, por quem sempre mostrou um carinho especial. "É a mulher da minha vida", disse várias vezes, mesmo antes de acontecer a tragédia que se abateu sobre o clã Carreira.

pub

10 meses depois do acidente fatal, Tony Carreira tenta reerguer-se. Voltar à tona e respirar. O pesadelo não acaba, mas o cantor sabe que tem de continuar a mexer os pés e os braços para não se afogar num mar de tristeza e dor profundo, que poucos podem imaginar como realmente é. 

E é na música que procura, mais uma vez, a razão de viver. Tony assume que continua destruído por dentro, que os dias e as noites são complicados. Só está bem em palco, a cantar. E é isso que pediu: uma agenda hiper-mega preenchida para aguentar o sofrimento.

Tony Carreira, sara carreira Foto: Flash
pub

O novo disco, que chega em novembro, chama-se 'Recomeçar'. É um recomeçar na música, depois de ter parado durante algum tempo. Chegou mesmo a ponderar nunca mais voltar, como relatou no filme/documentário 'Tony', de 2019. Nessa altura prometia que, se voltasse, ia dar "muitas poucas entrevistas".

Mas, também nisso, a vida deu-lhe a volta. Nestes últimos meses, os mais duros de sempre, já deu duas entrevistas. Na primeira, em casa, com Manuel Luís Goucha, emocionou os portugueses, que também sofrem com ele a dor de um pai perder a filha na flor da juventude, com tanto para dar. Sara começava a afirmar-se: além da música e da moda, queria ser atriz. E filha de peixe sabe nadar... ela nadaria longe. O destino trocou-lhe as voltas, mas Tony e Fernanda, os pais, decidiram homenagear a memória da filha e criaram uma fundação que vai ajudar jovens e crianças a seguirem os seus sonhos. Para isso, além de marcas importantes contam com embaixadores de peso: de Cristiano Ronaldo, a Tânia Ribas de Oliveira, de Júlia Pinheiro a Fernando Mendes, só para falar nalguns dos mais famosos.

pub

Tony regressa agora aos discos depois de ter mandado para o lixo o álbum que tinha pronto e que ia ser lançado em dezembro do ano passado. Precisamente quando tudo aconteceu. "Não fazia sentido nenhum lançar esse disco", explicou o cantor, que aproveitou apenas "umas 4 músicas" desse reportório para o disco que entretanto gravou e que ficou pronto esta semana. "Este disco é o reflexo do momento. Chama-se 'Renascer'", explicou em entrevista a José Alberto Carvalho na TVI.

"É um Tony completamente diferente!". Já prometeu que não vai mandar a toalha ao chão. A dor é intensa, profunda, mas o cantor promete seguir em frente, ainda que garante que é "um Tony completamente diferente".

tony Carreira, josé alberto carvalho Flash
tony Carreira, josé alberto carvalho Flash
tony Carreira, josé alberto carvalho Flash
tony Carreira, josé alberto carvalho Flash
tony Carreira, josé alberto carvalho Flash
tony Carreira, josé alberto carvalho Flash
pub

Uma das coisas que a tragédia mudou foi a rotina diária. "Passei a levantar-me muito cedo, às 7H30, antes era às 11H. Vou caminhar", explica, assegurando que a noite continua a ser de terror: "À noite é o pior. O acordar é terrível. Por vezes sinto-me perdido, muitas vezes nem sei onde estou".

Tony lamenta ainda nada saber sobre o que realmente aconteceu no dia 5 de dezembro. "Dizem que pode durar uns 4 anos, lamenta. A investigação sobre o que motivou o fatídico acidente continua. O cantor contou que "durante algum tempo ia colocar uma vela no local do acidente. Parava o carro na berma e colocava uma vela".

pub

SEGREDO REVELADO

Tony Carreira diz que assinou um contrato de exclusividade com a TVI em outubro de 2020. Um contrato que ficou nos segredos dos deuses durante 12 meses e que vai permitir ao cantor desenvolver vários projetos, como uma série ficcionada sobre a sua vida, numa altura em que está quase a celebrar 35 anos de carreira. "A TVI foi quem me deu as melhores condições", explicou a Zé Alberto.

Nesta entrevista, Tony assumiu ainda que comprou 1% da Media Capital. Até ao momento o negócio ainda não lhe deu dinheiro, mas o cantor espera ter frutos: "Sou acionista. Tenho 1%. É ridículo o investimento. Perguntei a amigos e disseram que era um bom investimento, mas por enquanto, para o meu lado é negativo, mas espero que seja positivo porque não quero perder dinheiro", explicou.

pub

E explicou ainda uma coisa: "Foi em outubro do ano passado que assinamos acordo. As negociações terão começado em agosto. A Cristina ainda não estava no canal", fez questão de salientar. Palavras que os mais atentos não deixaram passar em claro e lembraram a zanga que terá afastado Tony e Cristina. E tudo porque alegadamente a diretora de programas terá tido alguns comportamentos e atitudes que não agradaram ao clã. 

Tony assume ainda que faz "muitas coisas para além da música" mas que vai afastar-se dos negócios que tem. Quer dedicar-se inteiramente à música, a paixão de menino que continua a encantar os portugueses, dentro e fora de fronteiras. "Espero nunca desiludir os portugueses. Adoro ser português", diz, com orgulho. Os portugueses sempre estiveram ao lado do cantor. Nas boas e más horas. E nesta hora de sufoco, em que respirar é difícil, eles estão lá, para o ajudar a seguir em frente. A prova disso é que o primeiro concerto que deu neste último ano esgotou em apenas 7 minutos.

pub

CORAÇÃO VACILOU

Mas não foi apenas a "partida" da Sara que marcou a vida de Tony nestes últimos 12 meses. Ele próprio esteve em risco após ter sofrido, em junho de 2021, um problema grave de coração que o atirou de urgência para o hospital. Há notícias de que teria sido necessário aos elementos do INEM reanimarem o cantor, mas essa versão nunca foi confirmada por Tony, que pouco depois de ter tido alta mostrou-se ao lado da família no Algarve, onde tem um propriedade de luxo que tem sido refúgio nestes dias difíceis.  

pub

Em silêncio continua também em relação a um aspeto da sua vida: a namorada. Garantiu apenas que tem o coração ocupado, mas recusa assumir a relação com Ângela Rocha, que deixou o seu trabalho na TAP para estar mais presente na vida de Tony. As poucas informações que se sabem deste namoro nunca foram confirmadas por Tony, mas a relação começou em 2017, ainda antes do divórcio de Fernanda ter sido oficialmente assinado, ainda que a separação tenha acontecido em 2014, após 30 anos de casamento. 

tony, fernanda, angela Foto: Flash
pub

O cantor apenas fala de Fernanda, a mulher com quem casou e teve 3 filhos e que foi fundamental no caminho de sucesso trilhado durante estes anos todos. Diz que continua a falar e a estar muitas vezes com Fernanda, também para preservar o "espírito de família". Ao longo destes anos, sempre garantiu que continua a ser o melhor amigo da ex-mulher: "Continuamos a ser um clã, uma família de verdade. Somos os melhores amigos do mundo. Em qualquer momento em que a Fernanda esteja em dificuldade, estarei lá, e em qualquer momento em que eu esteja, ela estará lá", disse, na altura.

A dor é intensa e muitas vezes insuportável, mas Tony recusa abater-se em frente aos filhos, Mickael e David. "Quando caiu, caiu sozinho e levanto-me sozinho. Não posso cair à frente dos meus filhos, que também estão a sofrer muito com isto", explicou, com os olhos marejados, na conversa que teve com José Alberto Carvalho e que foi emitida esta quinta-feira na TVI em pleno 'Jornal das 8'.

Tony quer recomeçar a vida. Aos 57 anos ainda não é tarde. 

pub
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub