Tragédia no regresso a casa: Graça Ribeiro Telles tinha acabado de deixar o marido no aeroporto de Lisboa quando sofreu o brutal acidente que vitimou o filho bebé
Graça Ribeiro Telles, filha do antigo cavaleiro tauromáquico João Palha Ribeiro Telles, regressava a casa com os filhos quando se deu o brutal acidente que colheu o vida ao filho bebé Vicente. O pai do menino, João Vicente Caldeira, estava a caminho da Alemanha quando tudo aconteceu. Coruche está de luto, em solidariedade com a dor da família.
Há pouco mais de 24 horas, a localidade de Coruche foi atingida por uma notícia devastadora: um estúpido e brutal acidente colhia uma vida inocente. Vicente tinha apenas dois meses de idade. Regressava a casa, naquela localidade ribatejana, na companhia das irmãs e da mãe, que conduzia a carrinha de sete lugares que se despistou e se imobilizou na berma da estrada depois de ter capotado várias vezes e embatido em outros dois veículos.
As imagens do carro, dão conta da brutalidade do acidente. A população de Coruche partilha o luto com uma das famílias mais estimadas da terra. Vicente era o neto mais novo do antigo cavaleiro tauromáquico João Palha Ribeiro Telles. A sua partida é uma dor muito difícil de suportar. A mãe, Graça Ribeiro Telles Caldeira, está internada no Hospital de Santarém, com algumas fraturas mas livre de perigo, segundo conseguimos apurar junto de fontes próximas da família.
Também as quatro irmãs de Vicente – duas gémeas de 6 anos de idade, uma menina de 7 e uma outra de 9 – estão hospitalizadas. Uma das gémeas ficou gravemente ferida, com traumatismo craniano e diversa fraturas, e teve de ser extraída do local do acidente, na EN 119, junto ao Biscainho, Coruche, através de helicóptero do INEM para o hospital de Santa Maria. Também as três irmãs acabaram por ser transferidas de Santarém para Lisboa, onde permanecem internadas. Uma delas a inspirar cuidados pela gravidade dos ferimentos, as outras duas livres de perigo. O avô, João Palha Ribeiro Telles acompanhou as netas em Lisboa.
PAI A CAMINHO DA ALEMANHA
Casada com o antigo forcado do Grupo de Amadores de Montemor João Vicente Caldeira, Graça Ribeiro Telles regressava a casa, em Coruche, com os filhos, depois de ter deixado o marido no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, quando se deu o brutal acidente. O engenheiro Agrónomo tinha agendada uma viagem de trabalho à Alemanha. Só soube da tragédia que envolveu a mulher e os filhos quando aterrou no destino germânico. João Vicente Caldeira ainda foi obrigado a lidar com o desespero de não conseguir voo de regresso, na noite de quarta-feira, para junto da família enlutada.
De todo o lado têm chegado mensagens de apoio e solidariedade à família Ribeiro Telles. As redes sociais de Graça Ribeiro Telles enchem-se de palavras emocionadas, solidárias à dor maior desta jovem mãe. Segundo fonte próxima da família revelou à 'The Mag by FLASH!', ao início da tarde desta quinta-feira, 14, a notícia da partida do filho bebé ainda não tinha sido dada à mãe.
O acidente está agora sob investigação do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR, em que estiveram outras duas viaturas envolvidas cujos condutores, de 51 e 62 anos de idade, sofreram ferimentos ligeiros.
O PESO DA HERANÇA DO NOME RIBEIRO TELLES
A família Ribeiro Telles é muito acarinhada na região de Coruche mas também um pouco por todos o País, muito em particular entre os aficionados do meio taurino. A histórica propriedade da família, a Herdade da Torrinha, fica localizada precisamente no Biscaínho. Aqui cresceram os nove irmãos – três rapazes e seis raparigas – filhos do carismático mestre David Ribeiro Telles e de Maria Isabel de Castro Palha Van Zeller.
Por aqui se tornaram mulheres e homens, de valores tradicionais, de "gente do campo", como gostam de salientar. Uns – João e António Palha Ribeiro Telles – continuaram a tradição do toureio a cavalo herdada do pai, mestre David, contruíndo uma 'dinastia' taurina que transmitiram aos filhos. Graça Ribeiro Telles Caldeira é irmã do também cavaleiro tauromáquico João Ribeiro Telles. Há ainda os cavaleiros Manuel Maria Ribeiro Telles Bastos, filho de uma das irmãs Palha Ribeiro Telles, Tristão Ribeiro Telles Guedes de Queiroz, António Ribeiro Telles filho e o bandarilheiro António Telles Basto. Todos eles, ao longo de diferentes gerações, receberam desde cedo, na Torrinha, os ensinamentos da arte de tourear a cavalo, mas também do sentido de palavras como amizade, solidariedade ou bondade.
A Torrinha sempre foi um local de tertúlias, histórias e conversas sem tempo marcado e, acima de tudo, de família. Graça Ribeiro Telles Caldeira e os filhos são também eles fruto desta forma de levar a vida. Daí o carinho das gentes daquela terra que, nesta hora de profunda tristeza e pesar, partilha o luto, como se de um filho seu se tratasse.