Tudo por amor! Quem é a mulher que levou Miguel Albuquerque pôr fim a um longo casamento e lhe tentou salvar os milhões da mira da Justiça
Sofia Fernandes foi investigada, depois de ter tentado desviar 170 mil euros de uma conta, após as buscas na Madeira. É a terceira mulher de Albuquerque, por quem o político se apaixonou perdidamente ao ponto de deixar tudo por ela.No final de janeiro de 2024, a vida como Miguel Albuquerque a conhecia sofreu um sobressalto. No dia 24 desse mês, a Polícia Judiciária realizou, no âmbito de uma mega operação, 130 buscas domiciliárias na Madeira, entre as quais à casa do então Presidente da Região Autónoma, que foi passada a pente fino.
Miguel Albuquerque, de 62 anos, que inicialmente disse que não se demitia, acabou por voltar com a palavra atrás e, dois dias depois de o escândalo político ter rebentado, abandonaria o cargo, de forma temporária, enquanto aguardava pelo desfecho do caso, no qual é suspeito dos crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, prevaricação, abuso de poder, participação económica em negócio ou atentado contra o Estado de Direito.
Na sequência da investigação, vários detalhes acabariam por vir à tona com o Correio da Manhã a noticiar que, três dias depois das buscas na Madeira, a mulher de Miguel Albuquerque, Sofia Fernandes, tentou movimentar de uma conta bancária a quantia de 170 mil euros. No entanto, o banco, no âmbito da prevenção do branqueamento de capitais, acabaria por denunciar o sucedido, sendo que o dinheiro foi posteriormente congelado.
A denúncia sugere que a investigação a Miguel Albuquerque possa também estender-se à família, uma vez que a mulher, de 44 anos, é também sócia da empresa que gere o alojamento local de uma moradia de luxo, na freguesia de Ponta Delgada, que está na mira das autoridades por ter sido adquirida por um valor muito abaixo do de mercado.
Novos dados que fizeram centrar as atenções na companheira de Miguel Albuquerque, com quem o antigo presidente da Região Autónoma da Madeira vive uma relação desde 2009 e que se tornou, desde essa altura numa figura habitual do jet set.
QUEM É SOFIA FERNANDES, A GUARDIÃ DOS SEGREDOS DE ALBUQUERQUE
Sofia Fernandes e Miguel Albuquerque conheceram-se em 2009, numa altura em que o político ainda era casado com Elisabete de Albuquerque. A paixão foi, no entanto, fulminante, e levou o então presidente da Madeira a colocar um ponto final no casamento de 14 anos, do qual nasceram dois filhos, deixando tudo por amor. Sendo um homem de paixões intensas, por essa altura, já tinha também outros dois filhos de um primeiro relacionamento. Apesar de o novo amor ter precipitado o divórcio, o político admitiria, quando assumiu a união com Sofia Fernandes, três meses mais tarde, que tudo tinha sido encarado de uma forma pacífica e que a separação decorreu sem sobressaltos.
"Foi um ano de mudanças. Separei-me sem dramas nenhuns. Tenho a maior amizade pela minha ex-mulher e decorreu tudo de forma civilizada. É verdade que me apaixonei por outra pessoa, que assumo também sem qualquer tipo de drama. Estou feliz, tenho uma pessoa por quem nutro um grande sentimento e está tudo a correr bem", explicou, detalhando também como conheceu Sofia.A verdade é que a professora era filha de um casal amigo de Albuquerque, com o político a admitir que a empatia foi crescendo ao ponto de se ter transformado em amor.
Desde essa altura, Sofia passou a aparecer publicamente ao lado do companheiro e transformou-se numa estrela de revistas cor-de-rosa onde surgia em eventos pontuais, sempre disposta a falar sobre relacionamento. Numa entrevista à 'Caras', onde se mostrou descontraída, já ao lado dos dois filhos, Afonso e Frederica, que teve com Albuquerque, numas luxuosas férias em Porto Santo, assumia que encarou com naturalidade as mudanças que o facto de partilhar a vida com um político trouxe para a sua vida.
"Estou a reagir normalmente a todas estas mudanças. Para mim, não há qualquer constrangimento. O Miguel é o presidente, mas para mim é simplesmente a pessoa de quem gosto."Já Albuquerque assumiu ter encontrado o seu pilar e porto de abrigo, depois de dois casamentos falhados, mostrando orgulho na família numerosa que o leva, inclusivamente, a já ter dois netos.
Já Albuquerque assumiu ter encontrado o seu pilar e porto de abrigo, depois de dois casamentos falhados, mostrando orgulho na família numerosa que o leva, inclusivamente, a já ter dois netos.
"A Sofia é o meu porto de refúgio. É uma parte da minha vida afetiva, não tem nada a ver com a vida pública. Tento dissociá-las ao máximo."
Apesar de terem tentado dissociar a relação ao máximo, Sofia acabaria envolvida na investigação de que Miguel Albuquerque é alvo, vendo a sua vida agora passada a pente fino e correndo o risco de ser apanhada num processo que, para já, mudou toda a sua dinâmica de família e a leva a temer a dobrar pelo futuro dos filhos.