Foi em maio que o escândalo rebentou na esfera pública, com repercussões imediatas na vida de todos os intervenientes. Acusado de violência doméstica por parte da filha mais velha, de 18 anos, Manuel Marques via o seu caráter questionado, remetendo-se, nos meses seguintes, a um maior recato. Além da relação com Inês, que se desgastou ao ponto de chegar a um cenário de rutura, também o romance com Beatriz Barosa não resistiu à polémica. Não foi logo após a queixa, mas a verdade é que o romance acabaria por terminar sem que nenhum dos dois se pronunciasse sobre o assunto.
Na verdade, a jovem atriz sempre optou por se distanciar da polémica. No entanto, ela que viveu os últimos anos ao lado do aor, também poderá ter uma palavra a dizer sobre o assunto, não se sabendo qual será a postura de Barosa caso seja arrolada como testemunha, caso o processo de violência doméstica siga para tribunal. Num cenário destes, a atriz poderia ser chamada para depor tanto pela acusação como pelo ex-companheiro, sendo-lhe pedido que relate o que viu nos períodos em que convivia com a enteada e se confirma ou não os gestos violentos por parte de Manuel Marques.
No entanto, para já, esse é apenas um cenário hipotético, uma vez que, tal como o ator de 'Festa é Festa' fez questão de frisar, o caso ainda está na fase de inquérito e Marques, de 50 anos, não foi constituído arguido.
"Mais uma vez, e para evitar especulações resultantes das notícias recentemente divulgadas, venho esclarecer que não fui, até à data, acusado de crime algum. Todas as diligências realizadas inserem-se no normal desenvolvimento do processo que se encontra em curso, ainda em fase de investigação e sob segredo de justiça, não podendo nenhuma das partes intervenientes no processo e com conhecimento dos factos, falar sobre os mesmos", afirmou, depois de ter sido noticiado que Inês já foi ouvida para memória futura em tribunal, o que quer dizer que caso o processo avance para a Justiça, a jovem estará poupada de ter de falar sobre o que viveu diante do pai. No seu depoimento, terá confirmado todas as acusações que já havia feito na esquadra da PSP de Cascais, quando decidiu formalizar a queixa em maio, reforçando os maus-tratos físicos e psicológica, numa relação tensa que se terá agravado a partir dos seus 11 anos.
VIDA EM SUSPENSO
Apesar da aparente normalidade, o processo de violência doméstica estará a ter um impacto profundo na vida do ator, que se debate com as acusações ao mesmo tempo que perde aquele que julgava ser o seu principal pilar, Beatriz. Mais abatido, tem-se entregado ao trabalho, na peça 'O Sexo e a Idade', encontrando-se agora a residir em Setúbal, terra natal da sua família, que tem sido um forte pilar em tempos de grande instabilidade.
Já Beatriz, tem-se mostrado bastante descontraída, retomando amizades de solteira e partilhando a sua tranquilidade nas redes sociais. Bastante discreta, tem-se apoiado na irmã, Luisinha Oliveira, e mantido o silêncio sobre Manuel Marques, adensando o mistério sobre aquilo que poderá dizer, caso o processo avance para tribunal e a atriz seja chamada a contar a sua verdade.