
A infanta Sofia já está instalada na sua residência de estudantes em Benfica, onde irá viver durante um ano, enquanto estuda Ciências Políticas e Relações Internacionais no Forward College, que tem campus no Chiado.
As primeiras imagens dos apartamentos foram divulgadas recentemente, e o jornal francês 'Gala' alertou para um detalhe de uma das fotografias que poderá constituir uma ameaça à segurança de Sofia, reproduzindo as palavras do comentador Guilherme Castelo Branco num programa da TVI.
"A segurança da jovem de 18 anos está comprometida porque não há cortinas nas janelas do seu quarto", afirmou o filho de José Castelo Branco, acrescentando que, uma vez que a residência não está localizada num condomínio fechado, "é possível fotografá-la de prédios adjacentes".
A revista espanhola 'Lecturas' também acusa a Forward College de ter exposto Sofia num vídeo publicado nas redes sociais da instituição.
"Quando ela estava no UWC Atlantic College, no País de Gales, não vimos nenhuma foto de Sofia. Nem durante as atividades, nem a ir às aulas, nem durante o seu tempo livre (...) No Forward College, no entanto, obtivemos imagens inéditas da jovem em apenas algumas horas. Isto deve-se ao facto de que esta instituição não faz distinções quanto à imagem pública dos seus alunos", pode ler-se na revista.
O arranque oficial das aulas está marcado para o dia 22 de setembro. Até lá, a infanta terá alguns dias para se ambientar à capital portuguesa e começar a construir amizades nesta nova fase da sua vida académica.
Na residência em Benfica, Sofia terá todas as comodidades a que está habituada, mas não viverá num regime de internato, como acontecia no País de Gales.
Aqui, terá mais liberdade e uma vida comum a mais jovens estudantes da sua idade, o que tem gerado também alguma apreensão em Letizia, que teme que a filha sofra com invasões de privacidade, tal como aconteceu com Leonor ao longo dos meses em que esteve em travessia na embarcação Juan Sebastian El Cano.