A dor que ninguém cala. Leonardo Dicaprio dá voz aos sobreviventes de Pedrógão Grande em documentário emotivo com estreia mundial
Ator norte-americano co-produz documentário sobre o desastre de Pedrógão. As histórias de quem viveu de perto o incêndio mais mortífero do nosso país chega agora às salas de cinema.
Foi há cinco anos. Na altura, rapidamente se percebeu que não era apenas mais um incêndio. Em Pedrógão Grande, as chamas cercavam a Estrada Nacional 236-1, engoliam casas e ceifavam vidas num cenário de horror. Em poucas horas, 66 pessoas morreram naquele que já é considerado o incêndio mais mortífero no nosso país. Além disso, o fogo consumiu meio milhar de casas, mais de 50 empresas foram afetadas e dezenas de feridos relataram ter vivido o dia mais aterrorizante da sua vida.
Agora, passados cinco anos, o desastre de Pedrógão vai ser revivido nas salas de cinema numa produção que conta também com a assinatura do ator Leonardo DiCpario, ativista contra as alterações climáticas. 'From Devil's Breath' tem estreia mundial marcada para este mês de novembro, mas é em Lisboa que será dado o pontapé de saída do projeto, que arranca dia 11 de novembro na sala de cinema NOS Amoreiras.
O documentário conta, além de DiCaprio, com a co-produção de Catarina Fernandes Martins e Tiago Carrasco e realização do cineasta britânico Orlando von Einsiedel, e vai dar voz aos sobreviventes da tragédia, que contam na primeira pessoa o terror que viveram num dia que nunca irão esquecer, e de má memória. Além disso, no documentário será também abordada a "descoberta científica revolucionária que ajudará a combater e prevenir os efeitos da crise climática", avança a Casa do Impacto em comunicado.
"Como pai, este foi um filme profundamente emocional de fazer. Testemunhar em primeira mão como a emergência climática está a destruir inúmeras vidas deixou uma marca visceral em mim e forçou-me a pensar bem no mundo que estamos a construir", disse o cineasta Orlando von Einsiedal, que garante que jamais irá esquecer o drama de quem passou pelo desastre de Pedrógão.Depois da estreia em Lisboa, o documentário irá passar pelas salas de cinema de Norte a Sul do País. O valor dos bilhetes irá reverter a favor de um projeto de reflorestação.