
De cortar a respiração! 8 paraísos de sonho para a escapadinha perfeita ao Gerês
Faça as malas para um local de perfeita comunhão com a natureza e descubra cascatas, miradouros e vales a perder de vista.
As férias ainda não estão mesmo mesmo aí à porta, mas também já faltou mais. Se ainda não tem planos para o seu descanso, talvez possa ser uma boa ideia seguir a máxima 'ir para fora cá dentro' e descobrir alguns dos maiores paraísos que Portugal tem para oferecer. Esta semana, revelamos alguns dos encantos do Gerês.
MIRADOURDO DO FAFIÃO
É uma das novas atrações do Gerês. Impróprio para quem tem vertigens, é, no entanto, uma maravilha para a alma de quem se aguentar nesta ponte suspensa a 800 metros de altitude. A vista é absolutamente impressionante, com a serra e os vales do Gerês a criarem um quadro de beleza ímpar.
POÇO VERDE
E já que está pela aldeia do Fafião, o ideal é passar logo pelo Poço Verde. Não se deixe enganar pelo nome. Trata-se de um conjunto de lagoas de água cristalina, que vão garantir os melhores mergulhos no meio da natureza, entre pinheiros e carvalhos. Absolutamente mágico!
NA ROTA DAS CASCATAS
Visitar o Gerês é conhecer um sem número de cascatas que vale a pena visitar. Entre as mais bonitas estão a Fecha de Barjas, a cascata do Tahiti ou do Arado. É a natureza no seu estado puro, fotografias que dispensam filtros e locais onde podemos estar num ambiente tranquilo e muito zen.
ALDEIAS HISTÓRICAS
Visitar o Gerês é passar também por algumas aldeias históricas, que parece que ficaram congeladas no tempo. Em Brufe, as casas de granito mostram a autenticidade de um local que tem ainda uma vista fantástica para o vale do homem. Imperdível é também uma passagem pelo sistelo, conhecido como o Tibete português ou as aldeias de Pitões das Júnias e Lindoso.
VILARINHO DAS FURNAS
A antiga aldeia, hoje em dia submersa, é um dos pontos de visita obrigatória no Gerês. Quando o nível das águas está baixo, é possível ver vestígios das casas graníticas da aldeia, que deixou de ser habitada na década de 70.
MIRADOURO DA PEDRA BELA
Situado a cerca de 800 metros de altura, garante uma vista de sonho para o Parque Nacional Peneda do Gerês. É o miradouro mais conhecido da zona pela vista panorâmica que proporciona. No caminho, há uma passagem obrigatória pela Cascata do Arado.
PORTELA DO HOMEM
É na Portela do Homem que fica a fronteira entre Portugal e Espanha se separam e é lá que pode encontrar alguns locais de beleza única como a Cascata da Portela do Homem. Se optar por ir a terras de nuestros hermanos, pode aproveitar para um mergulho aconchegante nas piscinas de água quente em Torneiros, Lóbios.
PONTE DE MIZARELA
É um local de uma beleza especial e com um significado quase mitológico, uma vez que reza a lenda que a ponte foi mandada constuir pelo diabo. Hoje, é ponto de romaria no Gerês.