É calçar os ténis e ir! Os oito trilhos mais bonitos para percorrer Portugal de lés a lés
Aproveite a chegada da Primavera para fazer mais caminhadas. Se juntar o útil ao agradável, consegue ter acesso a algumas das melhores vistas do País.
Chega a Primavera e nós já só pensamos em passar tempo ao ar livre, fazer caminhadas, apanhar sol e repor a vitamina D perdida durante os meses de inverno. A pensar nisso, e porque andar a pé é uma excelente forma de mantermos um corpo e uma mente saudável, deixamos oito trilhos que vale a pena percorrer em Portugal.
SETE VALES SUSPENSOS, LAGOS
São 5 quilómetros de pura beleza com mar a perder de vista. O trilho dos 7 vales suspensos, que liga a praia do Vale de Centeanes à da Marinha, em Lagos, é um dos bonitos do Algarve, com vários pontos do percurso a proporcionarem vistas panorâmicas de sonho. Pelo caminho, há painéis informativos sobre a geologia e vegetação da zona.
TRILHO DA FÓIA, MONCHIQUE
Ainda no Algarve, o trilho da Fóia garante-lhe uma vista deslumbrante para o mar, uma vez que durante o percurso chegamos ao ponto mais alto da região (900 metros). Uma excelente oportunidade para mergulhar na Serra de Monchique e ficar a conhecer a paisagem local.
SERRA DA ARRÁBIDA
No Parque Natural da Serra da Arrábida, o difícil é escolher o melhor trilho, porque há vários disponíveis. Entre os principais estão o percurso dos Moinhos, da Serra de São Luís, da Serra de São Filipe ou dos Gaiteiros. A maioria vai levá-lo a uma vista de sonho, principalmente com um dia de luz a banhar o mar.
GUINCHO
Para quem quer uma coisa mais descontraida, sempre a direito e que não tenha um grande grau de dificuldade, o caminho junto ao mar, que liga Cascais ao Guincho é uma ótima opção. Pode fazê-lo sozinho, uma vez que é uma zona sempre muito concorrida, de phones nos ouvidos, ou simplesmente a ouvir os sons da natureza.
SERRA DE SINTRA
A Serra de Sintra é outro dos locais que oferecem um sem número de hipóteses de trilhos no meio da natureza e de uma beleza bocólica e ímpar. Nos trilhos do Monge, por exemplo, é possível percorrer o meio da serra, enquanto algumas abertas oferecem vistas mágicas para o Cabo da Roca e Cascais.
CANHÃO DA NAZARÉ
E porque o Canhão da Nazaré não é só surf, os trilhos que se estendem ao longo da Praia do Norte, com passagem pelo farol e subida ao Monte de São Brás, também merecem uma oportunidade. Ao todo, são 14 quilómetros de muita beleza, mar, serra e natureza no seu estado puro.
ROTA DO TUA
Se estiver por Trás-os Montes é obrigatório um passeio pela Rota do Tua, ao longo da antiga linha ferroviária e que lhe poporciona um outro olhar sobre o Douro Vinhateiro. Vá com tempo para apreciar a beleza que se vai estender diante dos seus olhos
PASSADIÇOS DO PAIVA
Os Passadiços do Paiva são outra das rotas populares em Portugal e que oferecem a possibilidade de caminhar 17 quilómetros com diferentes graus de dificuldade. O início do percurso faz-se junto à praia fluvial de Espiunca e quase sempre em linha reta, mas à medida que avançamos no caminho as subidas, mas sempre em passadiço, marcam o trajeto, que acompanha a margem esquerda do Rio Paiva.