
E que bem que se come no Alentejo! 8 restaurantes que lhe vão servir verdadeiros manjares dos deuses
Férias são férias! Esqueça a dieta e renda-se à comida alentejana em alguns dos melhores restaurantes da região.
Pesada, calórica, mas muito saborosa, a comida alentejana é capaz de fazer frente a qualquer dieta mas, por outro lado, pode dizer-se que é a melhor amiga de barriguinhas felizes. E como férias são férias, não deixe de experimentar as maravilhas do Alentejo em alguns dos mais conceituados restaurantes da região.
ESPORÃO - REGUENGOS DE MONSARAZ
No restaurante da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, o espaço convida a que se coma sem pressa. Saborear os azeites e vinhos de produção própria é um dos pontos obrigatórios desta refeição, que promete ser uma explosão de sabores, requinte e magia, com a melhor vista para o Alqueva.
LAND VINEYARDS - MONTEMOR-O-NOVO
Se o que pretende é aquela refeição que vai ficar para sempre na sua memória, o restaurante do Land Vineyards, em Montemor o Novo, é concerteza o tal. Conta com uma estrela Michelin e as mãos de um chef que o vai levar numa viagem de sabores pelo Alentejo... e não só.
FIALHO - ÉVORA
Na mesma família há várias gerações, o Fialho é, provavelmente, o restaurante mais conhecido de Évora, aquele clássico que nunca sai de moda nem perde qualidade. A sopa de peixe com hortelã é um dos pratos mais procurados da casa, e para a sobremesa não deixe de provar os doces conventuais. Ao longo dos anos, os pratos foram evoluindo, conciliando tradição com um toque de sofisticação.
A ESCOLA - ALCÁCER DO SAL
Uma antiga escola primária foi transformada num restaurante que passou a ensinar a arte de bem comer. A ementa conta com os mais variados petiscos e se os pratos principais já enchem o olho, as sobremesas são divinais. Uma excelente opção para quem vai com crianças, uma vez que espaço é o que não falta para correrem e até tem um jardim infantil.
DONA BIA - COMPORTA
O restaurante Dona Bia, na Comporta, está sempre à pinha e é um daqueles imperdíveis da Comporta. Para comer, até cair para o lado, há os clássicos linguadinhos fritos com arroz de berbigão, arroz de lingueirão, tomate e coentros ou os filetes de peixe galo. A ementa é variada e as surpresas sempre deliciosas.
TABERNA DO ADRO - ELVASE quem andar por Elvas deve uma passagem pela Taberna do Adro, onde a comida é preparada por mãos experientes nos mais nobres petiscos alentejanos. Migas ou pezinhos de coentrada são algumas das especialidades do espaço, conhecido por ter mantido uma excelente relação qualidade-preço ao longo dos anos. A decoração, tipicamente alentejana, faz-nos parecer que estamos numa casa muito acolhedora.
TASCA DO CELSO - VILA NOVA DE MILFONTES
O ambiente não podia ser mais acolhedor nesta tasca de paragem obrigatória na costa alentejana. É um dos ex-libris de Vila Nova de Milfontes, onde os clientes têm entre as preferências o arroz de tamboril. A carne de porco é outra das referências e é confecionada de forma simplesmente divinal.
HERDADE DAS SERVAS - ESTREMOZ
Se a vista para o Castelo de Estremoz já enche o olho, a comida típica desta herdade alentejana é um verdadeiro manjar dos deuses. Entre sopa de tomate e outros ex-libris do Alentejo há muitas calorias por onde dividir a sua atenção.