Estes são os mercados de Natal mais bonitos da Europa e que merecem ser visitados pelo menos uma vez na vida
Se é fã desta época do ano conheça os pequenos paraísos europeus que são palco das maiores tradições e recriam verdadeiros ambientes mágicos.
E de repente, chegamos àquela altura do ano em que já conseguimos sentir um cheirinho a Natal. Nas ruas das cidades um pouco por todo o Mundo, preparam-se os enfeites e a iluminação, as temperaturas começam a baixar e, quando dermos por isso, já é altura de montarmos a árvore de Natal e colocarmos as luzinhas a piscar, num imaginário de infância que aquece as nossas casas durante o Inverno.
É também uma altura mágica e em que, apesar do frio, apetece sair à rua, de cachecol à volta do pescoço para vivermos o espírito natalício que torna as principais cidades europeias ainda mais belas nesta altura do ano. Num continente em que o Natal tem especial relevo, há capitais com forte tradição natalício, principalmente ao nível dos mercados de rua, que dão um colorido extra a esta época. Se está a pensar sair de Portugal para descobrir alguns destes pequenos paraísos, deixamos-lhe alguns dos mais bonitos que poderá encontrar na Europa.
VIENA, ÁUSTRIA
Nesta altura do ano, a Praça da Câmara Municipal, Rathausplatz, em Viena, transforma-se num gigante mercado de Natal com centenas de banquinhas com os presentes mais originais, decorações para a sua casa, bem como doces típicos ou bebidas quentes. É considerado um dos mercados mais bonitos da Europa.
BERLIM, ALEMANHA
A Alemanha é conhecida por ser forte nos mercados de Natal, tendo vários a ocupar o top dos mais bonitos da Europa. A par de Dresden e Colónia, Berlim é considerado um dos palcos principais deste tipo de eventos, uma vez que alberga mais de 60 mercados espalhados pelas ruas, que estão elegantemente decoradas para receber aquela que é considerada a época mais mágica do ano
TALLIN, ESTÓNIA
Este não é um dos maiores mercados, mas diz quem já percorreu vários que é um local perfeito para se sentir a magia desta época do ano, uma vez que é pequeno e acolhedor e cada decoração é pensada ao pormenor, como se, de repente, fizéssemos uma viagem a outros tempos. Localizado na cidade velha, assume uma magia muito própria.
BUDAPESTE, HÚNGRIA
Se Budapeste já é especial em qualquer altura do ano, nesta época, com o colorido das luzes e a decoração natalícia, assume um ambiente único. A animação decorre em dois pontos específicos da cidade: na praça Vörösmarty, onde está localizado o maior e mais emblemático mercado e junto à Basílica de Santo Estêvão, onde pode ver a árvore de Natal gigante e patinar numa pista de gelo, num cenário mágico.
CRACÓVIA, POLÓNIA
Natal com neve é ainda mais simbólico e é isso que torna o mercado de Carcóvia, na Polónia, particularmente especial. A Praça do Mercado, a Rynek Glowny, enche-se de pequenas banquinhas de madeira que tentam dar espaço às tradições e aos artesões locais, que vendem brinquedos tradicionais, sem esquecer as atrações gastronómicas.
COPENHAGA, DINAMARCA
Este é outro mercado tradicional repleto de beleza. Localizado no Parque Tivoli, em Copenhaga, tem inúmeras atrações que o torna no sítio perfeito para quem viaja com crianças. As luzes, decorações e um lago, que fica congelado no inverno e serve de ringue de patinagem, cria o ambiente ideal.