O fim de uma era: a casa de espetáculos Musicbox vai fechar já em setembro
É mais uma perda de um espaço icónico da cidade de Lisboa. O local estava aberto desde 2006, mas prepara-se para encerrar portas muito em breve.De portas abertas há mais de 17 anos, o espaço Musicbox, localizado no Cais de Sodré, recebeu durante quase duas décadas inúmeros artistas nacionais e internacionais e centenas de milhares de visitantes. Agora, segundo noticia a NiT, a sala de espetáculos irá encerrar definitivamente e os parceiros e artistas estão a ser informados do cancelamento de toda a programação. A Cultural Trend Lisbon (CTL), proprietária do espaço e do projeto, recusou fazer qualquer comentário sobre o tema até então.
O Musicbox foi fundado por Gonçalo Riscado e Alex Cortez, e rapidamente se afirmou como um dos pontos de encontro da cidade, impulsionando a vida artística e cultural de uma zona que, ao longo dos últimos anos, passou por sucessivas transformações.
Os proprietários do edifício, resistiram à especulação imobiliária e até a uma pandemia, ainda assim, o projeto chega agora ao fim, mas não o investimento no dinamismo cultural de Lisboa.
A CTL vai fazer renascer, a 19 de setembro, a Casa do Capitão, que esteve fechada nos últimos quatro anos. Agora regressa com uma programação que inclui muitas outras artes para além da música, como literatura, debate, pensamento crítico, artes visuais e performativas, formação, criação artística, audiovisual, novos media, gastronomia, design e moda.