_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Weekend Passeios

Páscoa é tradição! As melhores festas religiosas nas vilas e aldeias históricas portuguesas

Páscoa pede uma escapadinha ao interior, onde a tradição anda de braço dado com festas populares. É mergulhar na mais enraizada cultura portuguesa.
29 de março de 2023 às 23:47
Aldeias do Xisto Foto: Flash

Páscoa é sinónimo de juntar a família, mas é também muito recuperar tradições que fazem parte da cultura portuguesa. Em muitas aldeias e vilas históricas é tempo das procissões saírem à rua, num momento que se transforma também numa festa popular, que junta no mesmo ambiente pais, filhos, avós e netos e amigos.

Venha connosco e descubra os sítios em que a tradição está mais enraizada e que são perfeitos para uma escapadinha nesta Páscoa.

pub

SÃO BRÁS DE ALPORTEL

Esta pequena vila algarvia é toda ela cor durante esta época. A festa das Tochas Floridas é um marco na região: realiza-se no domingo de Páscoa, altura em que as ruas de São Brás de Alportel são cobertas por um manto de flores para receber a procissão do Aleluia.

Além disso, entre os participantes na procissão e o público envergam muitos arranjos de flores que dão um colorido especial ao evento, que é um marco turístico no Algarve.

pub
Festa das Tochas Floridas Foto: Flash

IDANHA-A-NOVA

Na vila de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, o sábado que antecede a Páscoa é vivido com muita animação pelos locais que saem às ruas para a procissão. O encontro faz-se na igreja com a procissão a percorrer toda a vila, enquanto se ouvem apitos e chocalhos e as mulheres tocam adufes. A procissão termina onde começou, na igreja, com o pároco a oferecer amêndoas da Páscoa.

pub
Sábado de Aleluia Foto: Flash

MONTALEGRE

É na vila de Montalegre, em Vila Real, que tem lugar um dos eventos mais simbólicos da Páscoa em Portugal. Tudo acontece na noite do sábado anterior à Páscoa com a Queima do Judas. Como o próprio nome indica, trata-se de um ato que simboliza o castigo de Judas pela traição a Jesus. Tudo começa com um cortejo de bonecos de palha, a simbolizar Judas, cujo destino é o Terreiro do Açougue, junto ao castelo, onde são queimados numa enorme fogueira, o que proporciona um espetáculo de cor e luz que atrai multidões. 

pub
Queima do Judas Foto: Flash

TORRÃO

Entre o Torrão e Entre-os-Rios, na noite de quinta-feira, a tradição manda que, durante a passagem do cortejo de Páscoa, todas as luzes sejam desligadas para receber a procissão das velas, em que mais de 50 mil velas, denominadas de tigelinhas, são erguidas num espetáculo de cor único que pode ser visto ao longo de todo o caminho entre as duas localidades.

pub

A tradição, que se chama Endoenças, proporciona um espetáculo de luz mágico.

Endoenças Foto: Flash

CAMINHA

pub

Em Caminha, que faz fronteira com Espanha, as tradições da Páscoa têm um simbolismo muito especial uma vez que representam conceitos como a união entre povos e a tolerância.

Na segunda-feira, o pároco de Caminha entra numa embarcação, seguida de muitos barcos de pesca e vai até ao outro lado da fronteira para dar a beijar o compasso à população local. No regresso, o mesmo acontece com o pároco espanhol, em celebrações que têm o nome de Lanço da Cruz. Pelo meio, há fanfarra e fogo de artifício a assinalar o momento.

Lanço da Cruz Foto: Flash
pub

ALDEIAS DO XISTO

Neste conjunto de aldeias históricas em Portugal, as tradições de Páscoa estão enraizadas e levam a que este seja um ponto extremamente turístico durante esta altura do ano.

Procissões e festas populares aumentam o interesse por escapadinhas ao interior que, normalmente já com pouca lotação, enche rapidamente.

pub
Aldeias do Xisto Foto: Flash

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub