Portugal vai viver um fenómeno raro: há um eclipse total do Sol e Bragança será o palco principal
Falta pouco para o céu escurecer em pleno final da tarde, e há um local em Portugal onde o eclipse será visto na totalidade.O próximo dia 12 de agosto promete ficar na memória dos amantes de astronomia. Portugal vai assistir a um eclipse solar que será visível em todo o território continental, mas apenas uma pequena zona do distrito de Bragança terá o privilégio de observar o fenómeno na sua totalidade.
O momento mais aguardado deverá acontecer por volta das 19h30 e, apesar de a fase de totalidade durar apenas cerca de 26 segundos, o espetáculo prolonga-se durante aproximadamente duas horas, desde o início até ao fim do eclipse. Durante esse período, será possível acompanhar a Lua a esconder progressivamente o Sol, dando origem a um cenário pouco habitual.
A totalidade será observada apenas numa estreita faixa do Parque Natural de Montesinho, entre as localidades de Rio de Onor e Guadramil. No restante país, o eclipse será parcial, embora com uma percentagem muito elevada de ocultação do Sol em várias regiões.
Especialistas alertam, no entanto, que o fenómeno nunca deve ser observado diretamente sem proteção adequada. Para assistir ao eclipse em segurança é indispensável utilizar óculos próprios para observação solar ou recorrer a métodos de observação indireta