
Quem quer comprar? Há uma aldeia histórica abandonada no Alentejo que está à venda por 9 milhões
A Herdade do Pereiro está despovoada há mais de 30 anos e à venda por milhões desde 2011.A poucos minutos de Espanha, e numa das vilas históricas mais bonitas de Portugal, situa-se uma aldeia que em tempos foi auto-suficiente porém, que agora se encontra totalmente despovoada. É junto a Marvão, mais precisamente no Parque Natural da Serra de São Mamede, que se encontra a Herdade do Pereiro, que já deu emprego a mais de 500 pessoas mas que agora está completamente abandonada, sem vivalma.
A vila, para além de manter as casas onde ficavam os trabalhadores, tem também espaços como uma capela, uma escola, adegas e lagares, lojas e até mesmo um casino. Abandonada há vários anos, está agora à venda por 9 milhões de euros, avançou a SIC Notícias.
Esta herdade alentejana tem uma aérea habitável de 20 mil metros quadrados e cerca de 80 hectares, possui um olival centenário, agricultura biológica e um espaço de termas , denominado Termas da Fagosa. Na aldeia produzia-se carne, vinho, azeite, conservas, queijo, enchidos e legumes. Para além de empregar centenas de pessoas, era ainda palco de celebrações e festas religiosas.
Com o passar dos anos a população da Herdade do Pereiro foi diminuindo e os negócios foram sendo abandonados até á década de 90, quando já não havia nenhum habitante na aldeia. Foi uma das inúmeras vítimas do fenómeno do despovoamento do interior do país e está à venda desde 2011.
Quem quiser dar um novo rumo a esta propriedade histórica terá de recuperar não só os núcleos habitacionais mas também, reativar a exploração das águas termais que podem culminar numa excelente atração turística.