Visite os jardins do Palácio de Belém na Festa do Livro, onde pode ouvir boa música e cruzar-se com o Presidente Marcelo
Marcelo Rebelo de Sousa abre as portas da sua residência para a habitual Festa do Livro. Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, haverá feira do livro, boa música e palestras, de forma gratuita, na área exterior do Palácio de Belém.
O evento é sempre emblemático e surge quase como uma 'baliza temporal' a assinalar que estamos no final do verão e a preparar o regresso ao trabalho e às novas rotinas.
Durante quatro dias, as portas da zona exterior do Palácio de Belém abrem-se para a Festa do Livro, que recebe este nome por os livros serem o mote para esta reunião, com as principais editoras e chancelas a marcarem presença numa feira nos jardins - com mais de 120 bancas - mas há muito mais para fazer neste evento, que traz música à residência oficial de Marcelo Rebelo de Sousa.
A festa do livro de Belém arranca nesta quinta-feira, dia 31 e prolonga-se até ao dia 3 de setembro, com vários artistas, escolhidos pelo Presidente da República, a serem convidados para atuar. Assim, a programação musical arranca dia 1 com Sérgio Godinho, dia 2 com Ana Moura e encerra dia 3 com Carlão.
Além de música, haverá também espaço para cinema ao ar livre. A primeira exibição acontece no arranque do certame, a 31 de agosto, com a exibição ao ar livre do documentário Autografia, um trabalho de Miguel Gonçalves Mendes sobre Mário Cesariny, cujo centenário se assinala este ano. Haverá ainda outros momentos dedicados à discussão cultural, como palestras, e áreas específicas para os mais novos, onde podem desenvolver o gosto pela leitura através das iniciativas especiais.
Paralelamente a esta iniciativa, decorre no Museu Nacional dos Coches a primeira edição da conferência internacional Book 2.0, com a presença de Marcelo, que também fará uma visita surpresa num dos dias da Festa do Livro de Belém, onde pode comprar livros, ouvir boa música e ainda conhecer parte dos Jardins do Palácio, tudo de forma gratuita.