
Há muito que o mundo já se rendeu aos encantos de Lisboa, mas os novos prémios recentemente recebidos pela capital portuguesa mostra que tão cedo a euforia em torno desta cidade à beira-tejo plantada não vai abrandar.
Nos World Travel Awards - também conhecidos como Óscares do Turismo - e que tiveram lugar no último domingo, no Funchal, Lisboa foi pela primeira vez distinguida como Melhor Cidade Património Mundial e recebeu pela segunda vez o prémio de Melhor Destino City Break do Mundo. De acordo com a organização, a "autenticidade" alfacinha é o fator chave para se distinguir cada vez mais no panorama do Turismo, apesar das vozes que garantem que esse equilíbrio é cada vez mais ténue e que o mediatismo de Lisboa pode estar a beliscar precisamente esse lado mais genuíno.
Para o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, esse risco não representa um perigo para a mística lisboeta e após a vitória, não podia ter-se mostrado mais efusivo com as conquistas. "Lisboa é, hoje, símbolo de autenticidade, excelência e modernidade. A dupla distinção reflete a singularidade da cidade de Lisboa, onde a riqueza histórica e cultural se alia a uma constante inovação. Este reconhecimento internacional reforça ainda o papel de Lisboa enquanto destino de excelência, e destaca a importância da preservação do seu património", fez saber.
Ao longo dos últimos anos, Lisboa tem investido na reabilitação das suas zonas históricas e surge cada vez mais com um rosto mais lavado que encanta os milhões que anualmente a visitam.
A organização destaca ainda o património histórico e cultural da cidade, que tem no Mosteiro dos Jerónimos ou na Torre de Belém alguns dos seus ex-libris.