
No fim de semana 6, 7 e 8 de junho, a música do mundo invade a vasta planíce alentejana, com mais uma edição do Festival Giacometti, em Ferreira do Alentejo, sob o tema 'A Voz e a Polifonia', este ano com a curadoria do músico José Barros, artista com um trabalho extenso na revitalização da música tradicional portuguesa. Uma excelente desculpa para se pôr ao caminho para esta região do País.
O Festival Giacometti pretende valorizar o património material e imaterial, num intercâmbio de experiências e sabres entre a população local e gentes de diversas proveniências do mundo. A programação junta áreas da música, arte antropologia, cinema, dança e gastronomia.
no, encontram-se nomes nacionais e internacionais como Teresa Salgueiro, Christophe Mondoloni (Córsega), Sopa de Pedra, Retimbrar, DoBaú Ensemble, Katya Teixeira & Fernando Deghi (Brasil), Isabel Silvestre e Vozes de Manhouce, Quatro Ao Sul, Grupos Corais de Ferreira do Alentejo, Os Boinas ou Momi Maiga (Senegal), entre muitos outros.
QUEM FOI MICHEL GIACOMETTI
Natural da Córsega, Michel Giacomett – falecido em 1990, em Faro – teve um papel de grande importância na recolha e investigação da cultura popular pelo nosso País, em áreas como a literatura oral, música, dança e medicina tradicional. A ligação de Giacometti a Ferreira do Alentejo data de 1968, quando fez várias recolhas relacionadas com o 'cante' alentejano e estabeleceu laços fortes com a comunidade local.